Os pássaros “herdaram” os ovos coloridos dos dinossauros

Afinal, os ovos coloridos não são exclusivamente uma “inovação das aves” como se acreditava até então. Um estudo divulgado recentemente revelou que já os dinossauros punham ovos coloridos, em tons de azul e castanho.

Para chegar a esta conclusão, a equipa de cientistas, liderada pela paleontologista Jasmina Wiemann, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, analisou doze cascas fossilizadas de ovos de dinossauros encontrados na Europa, Ásia e na América do Norte e Sul.

Depois de analisar os vestígios fósseis, a equipa concluiu que um grupo conhecido como Eumaniraptora – um clado de dinossauros com um ancestral comum – possuía os mesmos dois pigmentos que atualmente são encontrados nos ovos coloridos das aves modernas: o pigmento azul-verde, apelidado de biliverdina, e o castanho-vermelho, conhecido como protoporfirina IX, noticiou a agência Reuters.

Este grupo de dinossauros incluía várias espécies como o velociraptor carnívoro e outros pequenos espécimes cobertos com penas, considerados os ancestrais das aves. A investigação descobriu ainda que o carnívoro deinonychus punha ovos azuis com manchas castanhas, enquanto que os do oviraptor tinham uma tonalidade azul escura.

Alguns eram de cor uniforme, outros manchados“, disse  um dos investigadores, Mark Norell., acrescentando que estas tonalidades são semelhantes às dos pássaros atuais. “Eram como os dos pássaros modernos: os ovos do pisco-de-peito-ruivo são azuis de forma uniforme, mas o da codorniz são manchados”, explicou ainda.

“Descobrimos que a cor do ovo não é uma característica exclusiva dos nossos pássaros modernos, mas que esta característica evoluiu antes dos ancestrais dinossauros não-aviários”, concluiu Wiemann.

De acordo com o cientista, a publicação, recentemente publicada na revista Nature, “altera fundamentalmente a muda nossa compreensão sobre a evolução da cor dos ovos, adicionando cor aos ninhos de dinossauros no verdadeiro ‘Mundo Jurássico'”, concluiu.

ZAP // RT / EuropaPress

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …