Passar mais tempo na sauna faz bem ao coração

Um estudo finlandês sugere que ir à sauna com frequência diminui o risco de complicações cardiovasculares fatais.

Apesar de já outros estudos terem associado as saunas a benefícios para o sistema cardiovacular em geral, o artigo publicado no JAMA Internal Medicine liga agora banhos regulares a um menor risco de morte súbita e problemas cardiovasculares fatais.

A equipa liderada por Jari A. Laukkanen, da Universidade da Finlândia Oriental, em Kuopio, acompanhou 2.315 homens entre os 42 e os 60 anos ao longo de 21 anos.

Durante este período, houve 190 casos de morte súbita, 281 doenças arteriais coronárias fatais, 407 doenças cardiovasculares fatais e 929 mortes por outras causas.

Comparado aos homens que faziam apenas uma sessão de sauna por semana, o risco de morte súbita foi 22% menor entre os voluntários que faziam entre duas a três sessões de sauna por semana e 63% menor para os que iam quatro a sete vezes por semana. As diferenças também foram expressivas nos casos de doença arterial coronária e doença cardiovascular fatal.

O tempo dispendido nas sessões de sauna também parece fazer a diferença. Por comparação aos homens que passavam menos de 11 minutos na sauna, o risco de morte súbita era 7% mais baixo para aqueles que faziam sessões entre 11 e 19 minutos, e 52% menor para os que passavam mais de 19 minutos de cada vez.

Apesar do tempo na sauna revelar benefícios para a maioria das complicações cardiovasculares fatais, não mostrou diferenças na mortalidade por outras doenças.

Os investigadores, contudo, ressalvam que “mais estudos são necessários para estabelecer o mecanismo potencial que liga a sauna e a saúde cardiovascular”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.