Passaportes sanitários para viagens na UE ainda vão demorar meses

Os certificados de imunidade à covid-19 vão precisar ainda de meses para serem emitidos na União Europeia (UE), ameaçando mais uma temporada de turismo para os setores da aviação, hotelaria e restauração.

Segundo noticiou a Bloomberg esta quarta-feira, a Comissão Europeia está a trabalhar no “estabelecimento de um quadro de confiança e de uma infraestrutura digital que facilite a autenticação” dos documentos, de acordo com uma nota informativa.

“O trabalho técnico que sustenta tal plataforma pode levar de três a quatro meses”, de acordo com o memorando datado de 02 de março havendo ainda questões legais que podem representar um obstáculo a estes certificados de imunidade.

O sistema passará por atribuir este “passaporte” a quem teve resultado negativo no teste realizado recentemente, esteja completamente vacinado ou recuperados do coronavírus.

Contudo, os Estados-membros estão em desacordo, com a Grécia a querer acelerar a sua introdução para o regresso de atividades e a França e a Bélgica invocando argumentos de privacidade e equidade.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.