Duas mulheres foram expulsas de um voo da Air Canada após recusarem sentar-se em assentos que estavam molhados e com um cheiro forte a vomitado. A companhia aérea já pediu desculpa.
Duas passageiras foram retirados de um voo da Air Canada de Las Vegas para Montreal a 26 de agosto, após recusarem sentar-se em assentos manchados de vómito. Segundo Susan Benson, uma testemunha sentada atrás dos passageiros afetados, o incidente começou quando duas mulheres e um homem tiveram dificuldade em ocupar os seus lugares devido a um “cheiro nauseabundo”.
A tripulação confirmou que alguém tinha vomitado nos assentos durante um voo anterior e, embora tenham tentado uma limpeza rápida, não conseguiram lavar a área a fundo. Benson, que conseguia sentir o odor, disse que a tripulação usou borras de café e perfume para mascarar o cheiro, mas sem sucesso.
Apesar de as mulheres apontarem que os assentos e os cintos de segurança estavam molhados, a assistente de bordo informou-lhes que nada podia ser feito pois o voo estava cheio, relata o Washington Post.
Após alguma discussão, os passageiros receberam mantas e toalhetes para limpar os assentos por si mesmos. Insatisfeitas, as mulheres afirmaram que não queriam sentar-se num assento molhado durante mais de quatro horas.
Pouco depois, o piloto disse às passageiras que tinham sido mal-educadas com a assistente de bordo e deu-lhes um ultimato: ou abandonavam o avião à sua própria custa, ou seriam escoltadas para fora e colocadas numa lista de pessoas proibidas de voar. A segurança, então, escoltou as duas mulheres para fora da aeronave.
A situação gerou preocupações acerca dos padrões de limpeza na indústria da aviação, especialmente numa altura em que as companhias aéreas enfrentam escassez de mão-de-obra e reduziram a limpeza completa devido às trocas rápidas entre voos.
Num comunicado, a Air Canada admitiu que os seus procedimentos operacionais não foram corretamente seguidos e disse estar a rever o assunto internamente. A companhia aérea também fez contactou diretamente os clientes afetados. “Pedimos desculpa a estes clientes, pois claramente não receberam o padrão de cuidado a que tinham direito,” afirmou a companhia aérea.
Embora os passageiros não tenham sido identificados, permanece incerto se foram colocados na lista de proibição de voar ou se receberam um reembolso. Entretanto, os passageiros continuam a expressar preocupações acerca da limpeza, já que há cada vez mais relatos de incidentes semelhantes, levantando questões sobre os padrões de higiene na indústria da aviação.
Higiene num avião???? Não me façam rir… Avião limpo por cima, com a falta de pessoal que existe devido ao salário baixo, esqueça…. É ver os wc’s do aeroporto, onde trabalho, põem em limpeza no quadro eletrônico e vão se embora para outro lado e lá fica os 10/15 min em limpeza, ninguém limpa e ninguém entra,pois é vedado a porta de entrada. Após esse tempo volta, abre o WC, passa um esfregão no chão e tá top a limpeza kkkkkkk. Imagino o avião que algum tempo depois tem que voltar a voar, passar um espanador e tá bom…. Acho que limpeza a sério foi na altura do COVID, e na altura que havia um vôo de tempos a tempos. E mesmo assim….