Detetadas “partículas fantasma” de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar “partículas fantasma” oriundas das profundezas da Terra.

Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The Independent, são geoneutrinos, corpos que raramente interagem com a matéria, sendo, por isso, quase impossíveis de detetar.

A cada segundo, cerca de seis milhões destas partículas, que se formam durante o decaimento radioativo que ocorre nas profundezas da Terra, penetram em cada centímetro quadrado da superfície da Terra, recorda o portal Sci News.

Agora, e com a ajuda do instrumento do laboratório italiano, os cientistas conseguiram identificar 53 novos eventos, quase o dobro dos encontrados até então.

“Os geoneutrinos são os únicos vestígios diretos dos decaimentos radioativos que ocorrem no interior da Terra e que produzem uma quantidade ainda desconhecida de energia impulsionadora de toda a dinâmica do nosso planeta”, afirmou Livia Ludhova, uma das cientistas que coordena o projeto científico do Borexino.

Esta radioatividade seria uma espécie de força motriz de vários fenómenos que ocorrem na Terra, como os vulcões e o campo magnético terrestre, cujo total entendimento é ainda desconhecido. Os cientistas esperam que a descoberta de novos neutrinos possa ajudar a dar resposta as estes “mistérios” da Ciência moderna.

Na China, está a ser desenvolvido um novo observatório de neutrinos, o Jiangmen Underground Neutrino Observatory (JUNO), que será 70 vezes maior do que o Borexino e que poderá vir a oferecer importantes informações sobre estas “partículas fantasma”.

Localizado no maior laboratório subterrâneo do mundo, o Borexino está “enterrado” a 1.400 metros de profundidade e é capaz de medir fenómenos incrivelmente sensíveis.

Os resultados da investigação foram recentemente publicados na revista científica especializada Physical Review D.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …