/

Parques infantis em excesso. Braga tem cinco vezes mais do que o recomendado

1

Criança num parque infantil.

O concelho de Braga tem quase cinco vezes mais parques infantis do que o recomendado pelos especialistas. Um excesso que está a ser avaliado e que vai levar ao desmantelamento de vários equipamentos, até porque alguns têm falta de condições.

O município de Braga está a analisar os parques infantis do concelho depois de uma denúncia sobre a falta de condições, e de cuidado, de alguns dos equipamentos.

Dos “257 parques contabilizados, 17 já foram desmantelados, mas há mais espaços que terão um fim e poderão não ser reconstruídos”, avança o Jornal de Notícias (JN).

“Braga tem um número de parques infantis desproporcional em relação à população”, assume a vereadora responsável por esta área, Olga Pereira, em declarações a este diário.

Considerando a população de crianças até aos 14 anos que ronda as 26.756 pessoas, de acordo com os últimos censos, Braga tinha “um parque infantil para cada 104 crianças” quando o recomendável é “um parque infantil para cada 500 crianças“, sustenta ainda o JN.

“É um rácio de parques infantis por freguesia muito superior a praticamente todos os concelhos do nosso país”, reconhece o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio. Trata-se de quase cinco vezes mais do que o recomendado pelos especialistas.

Além disso, vários dos equipamentos têm falta de condições e alguns “nunca vão reunir condições de funcionamento, até pela sua localização”, assume Olga Pereira.

Por outro lado, a manutenção de 257 parques infantis abertos custa ao município “nove milhões de euros por ano”, o que é “incomportável”, sublinha ainda a vereadora.

“Vamos equacionar com presidentes de junta todas as situações e desmantelar os que não estão em condições”, revela também, salientando que o objectivo será “diminuir o número de parques e aumentar a dimensão e qualidade [dos que ficarem]”.

ZAP //

1 Comment

  1. O uso do nosso dinheiro sem critério absolutamente nenhum, é inacreditável! Tudo para ganhar votos, depois logo se vê se são necessários ou não. Os “quase cinco vezes mais” são os que fazem falta em Sintra, por exemplo. Em Rio de Mouro, há apenas dois e em muito muito maus estado, completamente abandonados em termos de manutenção que dá dó. Tantas crianças a precisar de diversão e esta freguesia não faz um único investimento nesta área.
    Que pena, ter representantes destes.

    Infelizmente não é só nesta área..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.