Parlamento Europeu quer tolerância zero de álcool para recém-condutores

Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O Parlamento Europeu quer implementar uma tolerância zero relativamente ao álcool para os condutores nos dois primeiros anos de carta de condução.

Uma proposta de resolução enviada à Comissão Europeia sugere que sejam analisados os benefícios de “harmonizar o limite de concentração de álcool em 0,0% para os novos condutores durante os seus dois primeiros anos e para os condutores profissionais”, avança o Jornal de Notícias.

Em Portugal, depois de uma alteração em 2014, a taxa máxima de álcool é de 0,2g por litro de sangue para quem tem carta há menos de três anos, mas a legislação varia de país para país. Noutros dez países, como a França e a Grécia, o limite também é de 0,19g/l.

No entanto, em mais dez Estados-membros, como a Alemanha, Itália e Hungria, os recém-condutores não podem acusar qualquer grama de álcool no sangue.

Esta nova proposta aconselha a criação de programas – quer para jovens, quer para idosos – que alertem para os “riscos de acidente ligados à idade”.

Os acidentes rodoviários são a principal causa de morte nos jovens, segundo o Parlamento Europeu. Cerca de 25% das mortes nas estradas devem-se ao consumo de álcool.

Em março deste ano, os ministros ligados à segurança rodoviária comprometeram-se a reduzir o número de mortes na estrada em 50%, até 2020, com a assinatura da Declaração de Valeta.

De acordo com o jornal, a GNR apanha mensalmente mais de cem casos de jovens que conduzem com uma taxa excessiva de álcool no sangue. Até outubro, foram apanhados 1.100 jovens, com menos de três anos de carta, a conduzir com excesso de álcool.

A GNR confirma que, dos mais de oito mil recém-condutores apanhados a conduzir com álcool no sangue, cerca de 10% acusaram mais de 0,2g/l.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. nao era so os recem encartados.
    a taxa devia ser 0,0%
    so assim é que deixavam de haver acidentes devido ao alcool
    se querem beber, chamen depois os taxis ou a uber

  2. eatamos a caminhar para o extremismo ,qualquer dia vive-se melhor em algumas ditaduras que nesta europa cada vez mais tiranica , com falta de bom senso e equilibrio ,vamos acabar por ser um estado policial ,como antes de 74

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …