/

Parece que a Lua caiu em Las Vegas. A maior esfera do mundo é um hino à arquitetura

Collapse / Wikimedia

The MSG Sphere, a maior estrutura esférica do Mundo, em Las Vegas (EUA)

Las Vegas tem a maior estrutura esférica do mundo, com tecnologia e design que exigiram mais de 100 patentes e mais de 2 mil milhões de euros. A MSG Sphere fez história na arquitetura e no entretenimento, ao combinar design inovador e tecnologia avançada, como nunca antes.

A MSG Sphere, em Las Vegas, é a maior estrutura esférica do mundo.

Foi inaugurada no dia 29 de setembro, com um concerto dos U2, e é um hino não só à arquitetura, mas também ao design, à engenharia…no fundo, à arte da construção.

Com 112 metros de altura e 157 metros de largura, esta “Esfera” apresenta, segundo a IFLScience um impressionante exterior com 54.000 metros quadrados de ecrã LED – o maior ecrã do mundo.

“É de outro mundo. Foi preciso mais do que uma boa dose de brilhantismo para construir o local”, disse David Dibble, CEO da MSG Ventures, à Popular Mechanics.

O ecrã interior da Esfera é igualmente extraordinário, ostentando uma resolução de 16K em 14.900 metros quadrados – outro recorde mundial.

Paul Westbury, vice-presidente executivo de desenvolvimento e construção da Sphere Entertainment, enalteceu o trabalho desenvolvido.

“O olho humano é incrível e deteta qualquer pequena variação na posição geométrica. Por isso, nada pode estar fora de posição, nem mais do que a espessura de uma lâmina de relva”, advertiu.

Além das peculiaridades supramencionadas, o ecrã LED externo foi projetado para resistir e adaptar-se às variações meteorológicas.

A MSG Sphere, que entretanto, além dos U2, já acolheu outro tipo de concertos e eventos, não é a única do seu tipo planeada. Para Londres, por exemplo, está em curso uma proposta para levar a cabo uma construção do género.

Este local inovador poderá ter estabelecido uma nova era no domínio da arquitetura e do entretenimento, mostrando que as diretrizes do design tradicional estão sempre ser “rasgadas”.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.