“Parasite” vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

(dr) NEON / CJ Entertainment

“Parasite”, filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção.

A comédia negra de Bong Joon-ho venceu na principal categoria, melhor elenco, para a qual estavam indicados “O Irlandês”, de Martin Scorsese, “Era uma vez… em Hollywood”, de Quentin Tarantino, “O Escândalo”, de Jay Roach, e “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi.

“Muito obrigado. É uma grande honra. Apesar do título ‘Parasitas’, esta história é sobre coexistência e como podemos viver todos juntos”, disse o ator Song Kang-ho.

“Parasite”, que no ano passado venceu a Palma de Ouro no festival de Cannes, tornou-se o primeiro filme em língua não inglesa a vencer o prémio máximo do Sindicato dos Atores dos EUA.

O filme, que reflete sobre a desigualdade e os efeitos nocivos do capitalismo, passou pelas telas como um ‘furacão’ e conta com seis nomeações para os Óscares, incluindo melhor filme e melhor realizador.

A 26.ª edição dos prémios SAG, realizada em Los Angeles, certificou também Joaquin Phoenix (“Joker”) e Renée Zellweger (“Judy”) como favoritos ao Óscar de melhor ator e melhor atriz, respetivamente.

Joaquin Phoenix elogiou Leonardo DiCaprio e Christian Bale, nomeados para a mesma categoria, e lembrou em palco o falecido ator Heath Ledger, que também interpretou a personagem ‘Joker’: “Estou aqui por causa do meu ator favorito, Heath Ledger”, disse.

Laura Dern (“História de um Casamento”) e Brad Pitt (“Era uma vez em… Hollywood”) foram distinguidos como melhores atores secundários.

No campo da televisão, “The Crown” venceu o melhor elenco em série dramática e Peter Dinklage, com “Game of Thrones”, e Jennifer Aniston, com The Morning Show, foram distinguidos como melhores atores.

Phoebe Waller-Bridge, aclamada por “Fleabag”, arrecadou o prémio de melhor atriz de comédia.

O prémio de carreira foi entregue este ano a Robert De Niro, de 76 anos, que recebeu a distinção pelas mãos de Leonardo Dicaprio.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa descarta confinamento ou cercas sanitárias em Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quarta-feira que não estão em cima da mesa cercas sanitárias ou confinamentos em Paços de Ferreira, Lousada ou Felgueiras, concelhos do distrito do Porto onde o número de novas …

Espanha supera um milhão de infetados. França pondera estado de emergência até fevereiro

Espanha ultrapassou esta quarta-feira um milhão de infetados por covid-19, no mesmo dia em que o Governo francês admitiu estar a ponderar manter o estado de emergência até fevereiro e algumas medidas até abril. Espanha …

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …