/

Parasita “vampiro” substitui língua dos peixes e alimenta-se do seu sangue

Um investigador descobriu um parasita bizarro, enquanto estudava cabeças de peixes, que substitui a língua do seu hospedeiro.

De acordo com a revista Newsweek, Kory Evans, biólogo da Universidade Rice, nos Estados Unidos, descobriu este parasita numa imagem 3D do crânio de um arenque. Trata-se de um crustáceo isópode que pertence a um género chamado Cymothoa.

Os membros deste género são conhecidos pelo hábito bizarro de parasitar as línguas dos seus hospedeiros e podem ser encontrados em várias espécies de peixes.

O biólogo explicou que, neste caso, o parasita provavelmente entrou no corpo do peixe pelas guelras, antes de se alojar na língua. A partir daí, o isópode terá rompido os vasos sanguíneos deste órgão, alimentando-se do fluido corporal à medida que este definhava. Agora, tudo o que resta é o osso subjacente onde o parasita se encontra, tendo, basicamente, substituído a língua do seu hospedeiro.

Segundo a mesma publicação, apesar de destruírem a sua língua, parece que estes parasitas causam poucos danos aos peixes. Embora, relembra Evans, “os espécimes com mais do que um parasita estão geralmente abaixo do peso, provavelmente por causa das dificuldades relacionadas com a alimentação”.

Uma espécie particular deste género, Cymothoa exigua, vai ainda mais longe e proporciona aos peixes uma nova língua totalmente funcional. Este é o único caso conhecido no reino animal de um parasita que substitui funcionalmente um órgão do hospedeiro.

Curiosamente, os isópodes deste género também conseguem mudar de sexo, sendo que primeiro crescem como machos, antes de se transformarem em fêmeas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.