Parasita encontrado em carne mal passada associado a cancro cerebral raro

Um novo estudo mostra que um parasita comum, geralmente encontrado na água contaminada e em carne mal cozinhada, pode estar associado a cancros cerebrais raros.

De acordo com o canal televisivo CNN, os investigadores responsáveis pela nova pesquisa encontraram evidências de que pessoas infetadas com o parasita Toxoplasma gondii apresentam um maior risco de desenvolver gliomas raros e altamente fatais.

No estudo publicado, em dezembro, na revista científica International Journal of Cancer, a equipa explicou que o parasita pode, às vezes, formar quistos no cérebro e a inflamação que lhes é associada pode ser a principal responsável.

Os cientistas analisaram a associação entre anticorpos para o T. gondii em amostras de sangue e o risco de glioma em dois grupos de pessoas. Para isso, recorreram a 111 pessoas inscritas no American Cancer Prevention Study-II Nutrition Cohort e a 646 pacientes listados no Norwegian Cancer Registry.

“Nos dois casos, observámos uma associação positiva sugestiva entre a seropositividade para anticorpos do T. gondii e o risco de glioma”, escreveu a equipa. As associações de glioma foram mais fortes entre as pessoas que tinham níveis mais elevados de anticorpos.

“As nossas descobertas fornecem a primeira evidência prospetiva de uma associação entre a infeção pelo T. gondii e o risco de glioma, resultados que devem ser confirmados em estudos independentes”, acrescentou.

“Isto não significa que o T. gondii causa glioma em todas as situações. Algumas pessoas com glioma não têm anticorpos contra o T. gondii e vice-versa”, disse, em comunicado, o epidemiologista James Hodge, um dos autores do estudo.

Se as descobertas deste estudo forem replicadas, “reduzir a exposição a este patógeno alimentar comum ofereceria a primeira oportunidade tangível para a prevenção deste tumor cerebral altamente agressivo”, concluem os investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …

Militantes do Chega acusados de agredir homossexual em Viseu

Militantes do Chega são acusados de terem agredido um homem homossexual no final da tarde de quarta-feira, na rua, em Viseu. Segundo informação avançada pelo Expresso, os agressores são afetos à candidatura do partido de …

Só Portugal e Lituânia é que ainda não têm 5G na União Europeia

Portugal e a Lituânia eram os dois países da União Europeia (UE) sem serviços de quinta geração (5G) no final de junho, de acordo com último relatório do Observatório Europeu para o 5G. "No final de …

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane pode estar a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …