Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

Farooq Naeem / AFP

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa.

O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do mundo. Não é por acaso que este é considerado um dos países mais perigosos para as mulheres, com casos de crimes sexuais e violência doméstica a registarem um rápido aumento nos últimos tempos.

Segundo o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, a culpa é precisamente das mulheres. “Se uma mulher está a vestir pouquíssima roupa, isso terá um impacto sobre os homens, a menos que sejam robôs. É apenas bom senso”, disse Khan numa entrevista à Axios da HBO no domingo.

Nas redes sociais, os internautas criticaram o líder paquistanês, acusando-o de culpar a vítima e de ser apologista da violação.

Durante a entrevista, Imran Khan sugeriu que é “imperialismo cultural” dizer que as roupas femininas não afetam os homens no Paquistão.

“Quando se diz que nem todos os homens se podem conter numa sociedade já profundamente misógina, coloca-se o ónus sobre a vítima, e isso é ainda pior quando o homem mais poderoso do país o diz”, explicou o advogado paquistanês Mavra Ghaznavi à VICE.

Advogados e ativistas também criticam Khan pela sua decisão de instituir uma lei anti-violação em dezembro do ano passado. Especialistas temem que as novas medidas, que incluem a castração química de alguns violadores, não ajudem a aumentar as condenações por agressão sexual no país.

Em abril, Khan também disse que o abuso sexual era resultado da “crescente obscenidade” no país e aconselhou as mulheres a taparem-se e vestirem-se de uma maneira que não fosse um convite à “tentação”, já que “nem todos têm força de vontade” para controlar os seus impulsos.

“A maioria dos casos de violação no Paquistão é de pessoas que o sobrevivente conhece ou detém o poder, e não é resultado de frustração sexual”, disse a ativista de direitos humanos e advogada Maliha Zia à VICE.

“O sistema de justiça é traumatizante para sobreviventes de abuso sexual e, por isso, muitas vezes fazem acordos fora do tribunal ou não denunciam”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …

António Costa garante combate à crise sem austeridade

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que a resposta à crise económica provocada pela pandemia de covid-19 será feita sem austeridade, e com solidariedade, prometendo “apoio aos rendimentos, ao emprego e às empresas”. “Passado ano …

"Gerador de alimentos". Cientistas desenvolvem sistema que transforma plástico em proteína comestível

Investigadores da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, inventaram um "gerador de comida" que transforma plástico em proteína comestível. O desperdício de plástico é um problema cada vez maior, mas cientistas da Universidade do Illinois, nos …

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …