/

Papagaio bate 21 estudantes de Harvard num jogo clássico de memória

Griffin, um papagaio-cinzento africano (Psittacus erithacus), bateu 21 estudantes da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, num clássico jogo de memória, revela um novo estudo.

Esta espécie, recorda o portal Live Science que avança a notícia, pode viver mais de 50 anos, memorizar dezenas de palavras em inglês e, ao que parece, consegue ainda superar vários estudantes universitários no típico “Jogo das Conchas” ou “Jogo dos Copos“.

Uma equipa de cientistas desafiou o papagaio Griffin a levar a cabo um jogo de memória, durante o qual tinha que localizar um pom-pom colorido sob um copo depois de este ser misturado juntamente com outros copos de igual cor numa mesa.

O mesmo desafio foi apresentado a 21 universitários de Harvard – e o papagaio superou os estudantes em 12 dos 14 ensaios levados a cabo, pode ler-se num estudo publicado esta semana na revista científica Scientific Reports sobre o procedimento experimental.

“Pensem bem: o papagaio-cinzento superou os estudantes de Harvard. É incrível (…) Tínhamos alguns que estudam engenharia, medicina, isto, aquilo e o [animal] conseguiu simplesmente derrotá-los”, disse Hrag Pailian, pós-doutorado em Harvard e autor principal do, em declarações ao The Harvard Gazette.

Griffin, importa frisar, não é um papagaio comum, uma vez que o pássaro de 22 anos “tem sido alvo de estudos cognitivos e comunicativos desde que um criador o comprou, com apenas 7,5 semanas”, notam os cientistas no estudo.

A treinadora do animal, Irene Pepperberg, psicóloga da Universidade de Harvard e co-autora da nova publicação, ensinou-o a reproduzir pelo menos 30 palavras em inglês e compreender 40, incluindo os nomes das cores.

No que respeita ao “Jogo das Conchas”, o animal não recebeu qualquer treino: participou no desafio depois de os cientistas lhe terem exemplificado como é que o jogo funciona, tal como foi explicado aos estudantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.