Papagaio bate 21 estudantes de Harvard num jogo clássico de memória

Griffin, um papagaio-cinzento africano (Psittacus erithacus), bateu 21 estudantes da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, num clássico jogo de memória, revela um novo estudo.

Esta espécie, recorda o portal Live Science que avança a notícia, pode viver mais de 50 anos, memorizar dezenas de palavras em inglês e, ao que parece, consegue ainda superar vários estudantes universitários no típico “Jogo das Conchas” ou “Jogo dos Copos“.

Uma equipa de cientistas desafiou o papagaio Griffin a levar a cabo um jogo de memória, durante o qual tinha que localizar um pom-pom colorido sob um copo depois de este ser misturado juntamente com outros copos de igual cor numa mesa.

O mesmo desafio foi apresentado a 21 universitários de Harvard – e o papagaio superou os estudantes em 12 dos 14 ensaios levados a cabo, pode ler-se num estudo publicado esta semana na revista científica Scientific Reports sobre o procedimento experimental.

“Pensem bem: o papagaio-cinzento superou os estudantes de Harvard. É incrível (…) Tínhamos alguns que estudam engenharia, medicina, isto, aquilo e o [animal] conseguiu simplesmente derrotá-los”, disse Hrag Pailian, pós-doutorado em Harvard e autor principal do, em declarações ao The Harvard Gazette.

Griffin, importa frisar, não é um papagaio comum, uma vez que o pássaro de 22 anos “tem sido alvo de estudos cognitivos e comunicativos desde que um criador o comprou, com apenas 7,5 semanas”, notam os cientistas no estudo.

A treinadora do animal, Irene Pepperberg, psicóloga da Universidade de Harvard e co-autora da nova publicação, ensinou-o a reproduzir pelo menos 30 palavras em inglês e compreender 40, incluindo os nomes das cores.

No que respeita ao “Jogo das Conchas”, o animal não recebeu qualquer treino: participou no desafio depois de os cientistas lhe terem exemplificado como é que o jogo funciona, tal como foi explicado aos estudantes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …