Pântanos nos EUA ganham cores do arco-íris (e já há explicação)

Um arco-íris pareceu baixar do céu e instalar-se nas águas de um pântano do parque First Landing State, no estado da Virgínia, Estados Unidos.

A fotografia, que foi partilhada por Brent Rosse no Instagram, mostra o reflexo das cores sobre as águas, entre as sombras das árvores.

Michael Hussay, um engenheiro aposentado, que vive perto de um pântano, em Tallahassee, na Florida, disse que, em 40 anos a morar naquele local, só observou o fenómeno do arco-íris dez vezes.

“Ao longo dos anos, notei este fenómeno em alguns lagos e pântanos, mas eram arco-íris com cores fracas sobre as águas. Finalmente, encontrei o efeito em todo o seu esplendor”, afirmou ele, depois de ver a fotografia de Rosse.

À BBC, Jeff Ripple, especialista em pântanos da Florida, explicou que o efeito é resultado de uma combinação de circunstâncias que vão desde ciclos naturais de plantas ao ângulo em que a luz do sol incide.

Não se trata de um “arco-íris” propriamente dito, que é um fenómeno físico que ocorre pela refração da luz do sol nas gotas de chuva. No caso do “arco-íris dos pântanos”, a explicação é diferente.

“Este efeito é produzido quando uma película fina de óleo se forma sobre a água parada do pântano. Esta película é formada pelos óleos naturais libertados pela vegetação em decomposição e pelos processos biológicos de bactérias anaeróbicas no solo”, explicou.

De acordo com o especialista, a água precisa de permanecer imóvel durante longos períodos de tempo para que o arco-íris surja. “Um movimento causado pelo fluxo da água, da corrente ou por efeito do vento destruiria a frágil película do arco-íris”, ressalta.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Maria João Pires recebe Medalha de Mérito Cultural

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, atribuiu este domingo em Belgais, distrito de Castelo Branco, a Medalha de Mérito Cultural à pianista Maria João Pires, destacando o seu “serviço de exceção” na divulgação cultural e …

"O Sistema vai-me matar". Carta partilhada por Jair Bolsonaro confunde analistas

O presidente do Brasil Jair Bolsonaro partilhou na sexta-feira uma carta no WhatsApp que fala da ingovernabilidade do país e que está a ser interpretada como aceno à radicalização, ameaça de renúncia ou distração relativamente …

O último episódio de A Guerra dos Tronos pode ter arruinado a produtividade de milhares de empresas

O último episódio de A Guerra dos Tronos, transmitido na madrugada deste domingo, pode ter impactado a produtividade laboral de milhares de empresas. Quase 30 milhões de norte-americanos admitiram alterar a sua rotina laboral para …

Turismo nos cemitérios do Porto vira moda. E as visitas nocturnas são as mais procuradas

Os dois cemitérios municipais do Porto, incluídos na Rota Europeia dos Cemitérios, mais do que duplicaram o número de visitantes nos últimos quatro anos. Os portugueses e os brasileiros são quem mais adere à moda …

Matteo Salvini: "Levaremos a política anti-imigrantes a toda a UE. Não entrará mais nenhum"

Uma manifestação convocada pelo ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, reuniu no sábado, em Milão, a maioria dos partidos de extrema-direita europeus que pretendem tornar-se na terceira força política no Parlamento Europeu. Houve discursos contra a …

Presidente ucraniano dissolve Parlamento durante o discurso de investidura

O novo presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, anunciou esta segunda-feira a dissolução do Parlamento, durante o discurso de investidura, antecipando as eleições legislativas. “Eu dissolvo o Parlamento”, declarou o novo chefe de Estado perante os deputados …

Suécia vai pedir a detenção de Julian Assange

A procuradoria sueca anunciou esta segunda-feira que vai emitir uma ordem de detenção de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que se encontra preso no Reino Unido. “Eu vou emitir uma ordem de captura europeia”, disse a …

Governo acelera pedidos de pensões antecipadas

Trinta dias depois da Segurança Social comunicar o valor da pensão, esta será imediatamente deferida, sem que seja necessário o beneficiário dar resposta. Tipicamente, a Segurança Social enviava aos requerentes de pensões antecipadas um documento com …

Taxa turística já rende 30 milhões às câmaras

A taxa municipal turística rendeu já às autarquias que introduziram a medida 29,3 milhões de euros no ano passado, mais 56% do que em 2017, quando foram cobrados apenas 18,8 milhões. A experiência arrancou com um …

Médico de família para todos até ao final do próximo ano "é a prioridade"

A secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, disse que a prioridade é garantir médico de família a todos os cidadãos até ao final do próximo ano. Atualmente há mais de 700 mil pessoas sem …