Pandemia reduziu para metade as vibrações terrestres. Nem no Natal a Terra é tão silenciosa

As medidas tomadas à escala global para conter a pandemia nos últimos meses reduziram para metade o ruído sísmico de alta frequência da Terra, concluiu uma nova investigação levada a cabo por uma equipa internacional de cientistas.

No novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Science, os cientistas dizem que esta é, provavelmente, a mais longa e proeminente diminuição de vibrações desde que este estes ruídos são controlados.

“Este período silencioso é, provavelmente, o maior e mais longo amortecimento sísmico produzido pelo Homem desde que começamos a controlar a Terra em detalhe utilizando extensas redes de monitorização sismométrico”, disse o co-autor do estudo Stephen Hicks, cientista do Imperial College London, citado em comunicado.

O fenómeno, diz o cientista, será provavelmente devido ao efeito conjugado de diversos fatores, como quedas abruptas no turismo e nas viagens, o encerramento de serviços e instalações industriais, e as medidas de distanciamento social.

Os cientistas analisaram dados de cerca de 268 estações sísmicas localizadas em diferentes países do mundo e em 185 destas encontraram reduções significativas do ruído antropogénico em comparação com qualquer outro período do ano.

Os cientistas observaram um onda de amortecimento inicial na China, no final de janeiro de 2020, seguindo depois para a Europa e no resto do mundo em março e abril, à medida que vários países iam tomando medidas para conter a pandemia, tais como a quarentena, o confinamento ou o regime de teletrabalho.

De acordo com os cientistas, o baixo nível de ruído sísmico observado durante o período de confinamento não só foi mais longo quando comparado com os habituais período de baixa atividade, como o Natal ou Ano Novo, como também foi mais silencioso.

Segundo os cálculos da equipa, entre março e maio a média global de ruído sísmico ambiental de alta frequência (hiFSAN, na sigla em inglês) foi reduzida até 50%.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “This quiet period, likely caused by the total global effect of social distancing measures, closure of services and industry, and drops in tourism and travel, …”

    ZAP, acho que faltou enfatizarem isto…

RESPONDER

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …