Pandemia baixa esperança de vida. Idade da reforma desce três meses em 2023

1

Luís Forra / Lusa

A esperança de vida aos 65 anos é hoje de 19,35 anos, menos quatro meses face às estimativas de 2018-2020, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), que associa o decréscimo ao aumento das mortes na pandemia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A estimativa provisória da esperança de vida aos 65 anos calculada para 2019-2021 deriva da tábua provisória completa de mortalidade (65 e mais anos) para Portugal, neste período.

A esperança de vida aos 65 anos é o número médio de anos que uma pessoa que atinja esta idade exata pode esperar ainda viver, mantendo-se as taxas de mortalidade por idades observadas no momento.

Como resultado, segundo os cálculos do semanário Expresso, a idade legal da reforma desce para os 66 anos e quatro meses em 2023, ou seja, o patamar em que estava em 2018.

A idade legal da reforma este ano é de 66 anos e seis meses e está definido que em 2022 será de 66 anos e sete meses. Assim sendo, escreve o mesmo jornal, será preciso trabalhar menos dois meses do que este ano e menos três meses do que em 2022 para aceder à reforma sem sofrer cortes.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram mais de 18 mil pessoas devido à covid-19, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

  ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Ou seja, ao contrário do que foi comigo acordado á muitos anos Depois de morrer lá tenho eu de voltar para ter direito ao que descontei.
    Na Altura (1988) o acordo foi de que descontas o equivalente a 40 anos e podes depois reformar-te. Com os sucessivos (des)governos e alterações unilaterais do “contrato”. Agora tenho mais um trabalho para depois de morrer (Reinvindicar a reforma).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.