Panamá. Polícia encontra vala com cadáveres que acreditam ter sido torturados por seita religiosa

 

A polícia do Panamá descobriu uma vala que se acredita conter restos mortais de pessoas assassinadas por uma seita religiosa. O caso macabro aconteceu na remota região indígena de Ngäbe-Buglé, no noroeste do país. O local fica a cerca de 350 km da capital, a Cidade do Panamá.

As autoridades estão a supervisionar a remoção dos restos mortais do local e contam que  em janeiro deste ano, foi encontrado um túmulo que continha sete corpos. As vítimas estavam ligadas a uma seita religiosa que se acreditava estar a praticar exorcismos muito violentos, revela a BBC.

Azael Tugri, responsável no Ministério Público do Panamá, explicou que a polícia teve que caminhar durante 10 horas, através das montanhas, para chegar à vala comum, que fica  perto de um rio. “Neste momento não é possível determinar o sexo ou o número de pessoas encontradas mortas”, disse Tugri aos media locais.

No início desta semana, a polícia prendeu o suposto líder da seita “Nova Luz de Deus” que se acredita ter ligações aos acontecimentos relatados em janeiro deste ano.

O túmulo – que continha os restos mortais de uma mulher grávida, cinco dos seus filhos e um adolescente – foi descoberto depois de três moradores detidos pela seita terem escapado e fugido para um hospital onde contaram detalhadamente os promotores dos acontecimentos.

Desta forma, a polícia reuniu as condições necessárias para abrir uma investigação. As autoridades invadiram a comunidade e acabaram por encontrar – dentro de uma igreja improvisada –  uma mulher nua, facas e uma cabra sacrificada ritualmente. As autoridades policiais assumem que a seita estava a perseguir os moradores locais, realizando exorcismos violentos que envolvem tortura.

Todos os restos mortais foram enviados para uma morgue na província de Chiriquí, onde serão realizados exames forenses, informou o Ministério Público em comunicado.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Várias. Uma seita é uma seita. Uma religião é uma religião. Nem todas as seitas são religiosas, e nem todas religiões são seitas. Mas teria de escrever muito para explicar bem e não tenho tempo nem paciência. Se realmente quer saber mais detalhadamente faça uma pesquisa. Para um leigo no assunto realmente pode ser confuso.

RESPONDER

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …

FBI confirma que corpo encontrado é de Gabby Petito. "Homicídio", diz médico legista

O FBI anunciou que o corpo encontrado no domingo, num parque natural de Wyoming, nos EUA, é de Gabrielle Petito, a jovem cujo desaparecimento cativou a atenção do mundo. Análise preliminar confirmou que os restos mortais …

Maioria dos candidatos para Porto e Lisboa admite criar zonas com menos carros nas cidades

Um inquérito da associação ambientalista Zero apurou as propostas dos candidatos às autarquias de Lisboa e Porto sobre a redução do uso de carros e os incentivos à mobilidade sustentável. No âmbito do dia Europeu sem …