Panamá. Polícia encontra vala com cadáveres que acreditam ter sido torturados por seita religiosa

 

A polícia do Panamá descobriu uma vala que se acredita conter restos mortais de pessoas assassinadas por uma seita religiosa. O caso macabro aconteceu na remota região indígena de Ngäbe-Buglé, no noroeste do país. O local fica a cerca de 350 km da capital, a Cidade do Panamá.

As autoridades estão a supervisionar a remoção dos restos mortais do local e contam que  em janeiro deste ano, foi encontrado um túmulo que continha sete corpos. As vítimas estavam ligadas a uma seita religiosa que se acreditava estar a praticar exorcismos muito violentos, revela a BBC.

Azael Tugri, responsável no Ministério Público do Panamá, explicou que a polícia teve que caminhar durante 10 horas, através das montanhas, para chegar à vala comum, que fica  perto de um rio. “Neste momento não é possível determinar o sexo ou o número de pessoas encontradas mortas”, disse Tugri aos media locais.

No início desta semana, a polícia prendeu o suposto líder da seita “Nova Luz de Deus” que se acredita ter ligações aos acontecimentos relatados em janeiro deste ano.

O túmulo – que continha os restos mortais de uma mulher grávida, cinco dos seus filhos e um adolescente – foi descoberto depois de três moradores detidos pela seita terem escapado e fugido para um hospital onde contaram detalhadamente os promotores dos acontecimentos.

Desta forma, a polícia reuniu as condições necessárias para abrir uma investigação. As autoridades invadiram a comunidade e acabaram por encontrar – dentro de uma igreja improvisada –  uma mulher nua, facas e uma cabra sacrificada ritualmente. As autoridades policiais assumem que a seita estava a perseguir os moradores locais, realizando exorcismos violentos que envolvem tortura.

Todos os restos mortais foram enviados para uma morgue na província de Chiriquí, onde serão realizados exames forenses, informou o Ministério Público em comunicado.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

      • Várias. Uma seita é uma seita. Uma religião é uma religião. Nem todas as seitas são religiosas, e nem todas religiões são seitas. Mas teria de escrever muito para explicar bem e não tenho tempo nem paciência. Se realmente quer saber mais detalhadamente faça uma pesquisa. Para um leigo no assunto realmente pode ser confuso.

RESPONDER

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha em direto: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …

Governo diz que limites à circulação na AML está protegida por Lei de Bases

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que a medida que impõe limites à circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está “bem protegida e consolidada” naquilo que é a Lei de …