Palestinianos cristãos vão poder viajar até Belém no Natal

Neil Ward / Wikimedia

Exterior da Igreja da Natividade, em Belém

Em vésperas de Natal, as autoridades de Israel voltam atrás. Os palestinianos cristãos da Faixa de Gaza vão poder viajar até Belém, o local do nascimento de Jesus Cristo para os cristãos, que fica na Cisjordânia.

Este ano, tinha anunciado que ninguém poderia sair da faixa de Gaza, um território palestiniano com cerca de dois milhões de habitantes de onde só se sai com autorização de Israel.

Porém, o governo israelita voltou atrás, escreve a TSF. As autoridades não fixaram um número de autorizações, dizendo apenas que serão tidas em conta as questões de segurança. Os mil cristãos palestinianos que vivem em Gaza – a maioria cristãos ortodoxos – poderão ir a Belém, mas não podem entrar em Israel nem na Cisjordânia, ocupada por colonatos judeus.

No entanto, o escritório de ligação, conhecido como COGAT, anunciou no Twitter que o diretor “alargou a possibilidade de os cristãos poderem viajar no dia 25 para as cidades sagradas”. Como resultado, refere a nota do COGAT, “as permissões de entrada para Jerusalém e para a Cisjordânia serão emitidas de acordo com as avaliações de segurança e sem considerar a idade”.

De acordo com o Diário de Notícias, os líderes cristãos em Jerusalém condenaram a proibição inicial quanto à entrada nestas cidades e disseram que apelariam ao governo para as suspender. No ano passado, Israel deu 700 autorizações.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.