Palácio de Versalhes vai proibir bastões de selfie

O Palácio de Versalhes, em França, decidiu vetar os bastões de selfie. Os seguranças têm pedido que os visitantes guardem os aparatos – que, acoplados em smartphones, ajudam os utilizadores a tirar fotos de si mesmos – e, em breve, uma norma vai proibi-los oficialmente.

A direção do museu argumenta que há risco de que os bastões de selfie acabem por, acidentalmente, danificar objetos valiosos ao estarem próximos das obras de arte, já que o acessório pode estender-se até 1,5m.

De acordo com a agência France Presse, as instituições caminham rumo à proibição do acessório, apesar de os grandes museus parisienses ainda não o terem assumido oficialmente.

O Centre Pompidou vê a possibilidade de veto com bons olhos, “mas ainda não tomou uma decisão”, afirmam os diretores. Já o Louvre garante que não emitirá nenhum veto “neste momento”, desde que sejam respeitadas as regras do museu, informa o jornal Le Monde.

Medida preventiva

O crescente uso dos bastões de selfie tem despertado reações de outros museus do mundo.

No início de março, a Smithsonian, instituição que administra os 19 museus nacionais de Washington, proibiu oficialmente o uso do acessório como “uma medida preventiva para proteger os visitantes e as coleções, sobretudo em momentos de grande fluxo de pessoas”.

A proibição já está em vigor também no MoMA e no Guggenheim, de Nova Iorque, no Museu de Belas Artes de Boston e no museu J. Paul Getty, de Los Angeles.

Na Austrália, o museu National Gallery de Camberra também optou pela proibição do bastão de selfie.

ZAP / BBC

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …