Pais mais velhos tendem a ter filhos mais “nerds”

Christos Tsoumplekas (Back again!) / Flickr

-

De acordo com um estudo recentemente publicado no Reino Unido, os homens que se tornam pais mais tarde tendem a ter filhos com traços típicos dos chamados “nerds” e “geeks”.

Segundo o estudo realizado por investigadores da Universidade King’s College, em Londres, estas crianças, fruto de pais mais velhos, tendem a ser mais espertas, focadas e menos preocupadas em interagir com as outras crianças, escreve a BBC.

Curiosamente, a idade da mãe não teve impacto nos resultados do estudo, os quais parecem ser relevantes apenas para filhos do sexo masculino. As diferenças de género não foram esclarecidas pela investigação.

Esta descoberta, publicada na revista científica Translational Psychiatry, encontra-se entre as raras notícias “positivas” relacionadas com gestações tardias, geralmente associadas à maior incidência de problemas genéticos e doenças como autismo e esquizofrenia.

Os investigadores analisaram resultados de testes feitos em 12 mil gémeos britânicos de um amplo estudo que acompanha o seu desenvolvimento – infância e adolescência – desde 1994, para entender quais os fatores que contribuem para a construção da sua individualidade.

Os cientistas criaram aquilo a que chamaram de “Geek Index”, avaliando crianças de 12 anos relativamente com o seu QI, a sua habilidade de se focar num determinado tema e os níveis de introversão.

“A nossa hipótese é de que QI alto, foco num determinado assunto de interesse e algum grau de introspeção social provavelmente são benéficos numa economia movida pelo conhecimento”, diz o artigo científico.

“Ainda que esses traços estejam distribuídos pela população, a literatura etnográfica agrupa-os sob o guarda-chuva do termo ‘geek'”, acrescenta.

Os que tiveram altas pontuações no ranking “geek” acabaram por ter melhores resultados na escola, sobretudo em temas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Explicações

Entre os participantes do estudo, pais com idade igual ou inferior a 25 anos tiveram filhos que pontuaram menos no chamado “ranking geek” do que os pais com idades entre 35 e 40 anos de idade ou mesmo com mais de 50 anos.

Entre as possíveis explicações, os cientistas apontam que os pais “nerds” podem estar a demorar mais para ter filhos e, por sua vez, transmitir as suas “nerdices”; homens mais velhos podem estar a criar um ambiente familiar que encoraja traços “nerds”, graças a melhores empregos que aumentam o acesso à educação e a experiências extra-curriculares; pode haver novas mutações no esperma que afetam o desenvolvimento.

No entanto, os especialistas não recomendam que os casais tomem decisões quanto à conceção com base neste tipo de descobertas, precisamente por causa dos riscos associados a gestações tardias.

“As famílias não devem ser influenciadas por este estudo nas suas decisões quanto a ter filhos”, adverte Magdalena Janecka, investigadora do King’s College.

“Ainda que ser ‘geek’ pareça algo bom, não recomendo que os futuros pais atrasem os seus planos de constituir família para propositadamente aumentar as hipóteses de ter uma criança com essas qualidades”, afirma Allan Pacey, da Universidade de Sheffield.

“Os perigos da paternidade tardia já são bastante conhecidos, incluindo os riscos de infertilidade, aborto espontâneo ou distúrbios no nascimento. Porém, acho bastante intrigante a ideia do ‘gene geek’. E, tendo em conta a tendência de termos filhos cada vez mais tarde, talvez estejamos destinados a criar uma futura sociedade de génios que nos ajudarão a resolver os problemas do mundo”, imagina.

Ao mesmo tempo, a equipa de investigadores também acredita que alguns traços genéticos herdados de pais mais velhos podem ter influência tanto sobre o aspecto “nerd” como sobre as possibilidades de vir a desenvolver autismo.

“Quando a criança nasce com apenas alguns desses genes, parece ter mais possibilidade de ser bem sucedida na escola. No entanto, com uma ‘dosagem’ mais alta desses genes, somada a outros fatores de risco, pode ser também que tenha uma predisposição maior para o autismo”, afirma Janecka.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …