“Pai do Rock Chinês” abandona festival estatal ao ser censurado

retorta_net / Flickr

Cui Jian, o "pai do rock chinês" que foi censurado no Festival da Primavera, esteve em Portugal em 2008 no Festival Músicas do Mundo, em Sines.

Cui Jian, o “pai do rock chinês” que foi censurado no Festival da Primavera, esteve em Portugal em 2008 no Festival Músicas do Mundo, em Sines.

Cui Jian, conhecido como o “Pai do Rock Chinês”, recusou-se a participar no Festival da Primavera, um dos programas de televisão com mais audiência no mundo, por ter sido impedido de tocar uma canção de intervenção.

Nothing to My Name“, a canção que se tornou um hino dos protestos na Praça Tiananmen em 1989, foi censurada pela organização da gala do Festival da Primavera. A gala, transmitida pela China Central Television (CCTV, a emissora estatal) para audiências de mais de 700 milhões de espectadores, acontece na véspera do Ano Novo chinês, que este ano acontece a 30 de janeiro.

A agente do cantor, You You, explicou à Associated Press que Cui Jian queria cantar a música na gala, mas a organização disse-lhe que teria que escolher outra canção. “Não é apenas uma pena para nós, mas também para a gala”, disse a agente.

A gala de Ano Novo da televisão chinesa é um dos programa mais assistidos do mundo e é conhecida pelas suas canções patrióticas, sketches humorísticos e números de dança.

A apenas alguns meses do 25º aniversário dos protestos na Praça Tiananmen, Cui Jian parecia ser uma escolha política arriscada para uma atuação com tanta preponderância, de acordo com correspondentes da AP.

A 4 de junho de 1989, o Partido Comunista Chinês ordenou aos militares que acabassem com as manifestações – centenas, ou até milhares foram mortos. Depois dos protestos, o Cui Jian foi impedido de tocar em grandes salas, mas nos últimos anos tem voltado a cantar para grandes multidões, mantendo o estatuto de celebridade e vendendo milhões de discos.

You You afirma mesmo que Jian foi convidado a atuar na televisão chinesa anteriormente, mas não tinha aceitado porque se recusava a cantar em playback.

Ouça “Nothing to my name“, a canção censurada de Cui Jian.

 

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.