Pode o Pai Natal estar enterrado na Irlanda?

Fiddawn / Wikimedia

A apenas 20 minutos de carro ao sul da cidade de Kilkenny, na Irlanda, há rumores de que uma vila medieval abandonada abriga uma misteriosa lenda do Natal.

No meio de pastos verdes montanhosos e um cemitério com túmulos que datam do século XIII, as ruínas da Igreja de São Nicolau erguem-se sobre a casa da família de Maeve e Joe O’Connell. Entre os que descansam eternamente estão os primeiros habitantes da propriedade, paroquianos da igreja e – segundo a lenda local – São Nicolau de Myra. Sim, o São Nicolau que inspirou o Pai Natal.

Hoje, os O’Connells são os proprietários e únicos habitantes humanos (vivos) de Jerpoint Park, uma cidade medieval deserta do século XII localizada 20 km a sul da cidade de Kilkenny, na Irlanda.

Como o suposto local de descanso de São Nicolau acabou numa cidade fantasma transformada numa quinta particular é um mistério. Mas alguns – incluindo os O’Connells – acreditam que a tradição local pode dar pistas sobre a notável afirmação.

“Reza a lenda que sempre esteve aqui“, disse Maeve. Uma efígie de pedra ornamentada no cemitério da igreja mostra a figura de um homem de pé com as mãos juntas nos polegares, palmas voltadas para fora, referindo-se à natureza caridosa da pessoa enterrada. “Ele está a dar”, afirma.

O simbolismo, é claro, precisa de pouca explicação para quem cresceu a receber presentes do Pai Natal. Embora o Pai Natal esteja vivo e bem no coração daqueles que acreditam, a pessoa que inspirou essas figuras lendárias foi o homem mortal, São Nicolau de Myra.

Antes de se tornar santo, Nicolau era um menino órfão nascido na antiga cidade romana de Patara que deu a sua herança aos “necessitados, doentes e pobres”, segundo o Vatican News. Tornou-se bispo de Myra, que agora faz parte da Turquia moderna; participou do Concílio de Nicéia em 325 que declarou Jesus o filho de Deus; morreu em Myra em 6 de dezembro de 343 e foi enterrado em Myra. No entanto, a localização exata do corpo de São Nicolau hoje continua a intrigar os estudiosos.

Alguns acreditam que seu túmulo está intacto abaixo do piso da Igreja de São Nicolau em Antalya, na Turquia. Outros afirmam que o seu corpo foi roubado e transferido para Bari, na Itália, onde repousa numa cripta sob a Basílica di San Nicola. Mais ainda, muitos afirmam que as relíquias do corpo foram roubadas e depois vendidas, trocadas ou doadas a pessoas e igrejas ao redor do mundo.

Na efígie, duas figuras masculinas espiam por cima dos ombros de São Nicolau. Representam os dois cavaleiros cruzados supostamente responsáveis ​​pelo transporte do corpo de São Nicolau de seu cemitério na Turquia para a Itália “para custódia”, explica Maeve. Durante o curso da sua missão, diz a lenda que os cavaleiros levaram uma relíquia do santo com eles para a Irlanda, onde acabou na Igreja de São Nicolau em Newtown Jerpoint e acabou por ser enterrada no cemitério da igreja.

Jerpoint Park é atualmente uma quinta em funcionamento e o que Maeve chama de “local virgem” que continua não escavado. Mas alguns estudiosos apontam para uma perturbação documentada significativa da propriedade. “O próprio local onde a sepultura está agora nem sequer é o local original. Foi transferido em 1839“, disse Nathan Mannion, chefe de exposições e programas do EPIC, o museu da emigração da Irlanda. “Então, onde se vê a lápide em Newtown Jerpoint agora não é o local original.”

Mannion, ele próprio do condado de Kilkenny, lembra-se de ter crescido com rumores sobre a tumba de São Nicolau em Jerpoint Park, o que despertou a sua curiosidade e fome de factos. “Sempre me interessei por história, é claro”, disse ele, “e isso levou-me até onde estou.”

Em relação ao conteúdo da tumba de Jerpoint Park, Mannion admite que, sem nenhuma evidência física, “dizer qualquer coisa com algum grau de certeza sobre esta história é improvável”. Enquanto alguns acreditam que uma relíquia de São Nicolau está enterrada lá, outros acham que o túmulo está marcado incorretamente e, na verdade, contém os restos mortais de um padre local.

Maeve disse que não há planos para desenterrar a tumba e acredita que há uma relíquia do santo enterrada naquele terreno. “O facto de haver uma efígie – muito trabalho foi feito para apresentar uma relíquia, então obviamente as pessoas importaram-se o suficiente para marcar este local”, disse. “Não iriam simplesmente colocar uma enorme efígie esculpida em nada”.

Mannion admite que ninguém pode realmente saber o que está enterrado debaixo da efígie de pedra sem desenterrar a tumba, já que a única maneira de confirmar a sua autenticidade é comparando amostras de ADN com outras relíquias confirmadas.

“Portanto, não sei se poderei provar conclusivamente se o Pai Natal é real ou não na Irlanda. E eu não gostaria”, admitiu Mannion.

Maeve, canalizando o espírito natalino, escolhe acreditar. E também muitos dos cerca de 10 000 turistas que visitam anualmente o túmulo de São Nicolau no Jerpoint Park.

Mesmo assim, o Jerpoint Park certamente não é um grande destino de Natal – tecnicamente não está aberto ao público nessa época do ano – mas Maeve disse que os visitantes podem entrar em contacto diretamente com o Jerpoint Park para reservar passeios privados mediante disponibilidade. Na maioria das vezes, os dezembros são tranquilos no Jerpoint Park.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.