Pai da World Wide Web defende neutralidade na Internet

B!T

-

Berners-Lee vê o futuro da Internet como uma rede neutra e em que a igualdade de oportunidades impera, sendo, para isso, necessário o endurecimento das leis que tratam a questão. A neutralidade deverá trazer maior concorrência e preços mais competitivos.

Bill Gates aproveitou, recentemente, uma sessão de perguntas e respostas no Reddit para expressar a sua visão sobre o futuro da tecnologia, apontando algumas das vantagens da mesma, por entre outros aspetos menos positivos. Agora, é a vez de Berners-Lee ditar as suas opiniões sobre o que deveria ser feito no mundo da Internet.

Berners-Lee, conhecido por ter criado a World Wide Web, foi convidado do blog da Comissão Europeia e aproveitou o espaço para declarar o seu apoio à neutralidade na Internet, dizendo que é uma questão crítica para o futuro da Europa.

Explica que quando inventou a WWW, desenvolveu-a “deliberadamente neutra, criativa e como um espaço de colaboração, construída na abertura que a Internet oferecia”, para que qualquer pessoa pudesse “partilhar conhecimento e ideias sem precisar de comprar uma licença ou pedir permissão”. Porém, hoje, este princípio está sob ameaça.

De acordo com Berners-Lee, a neutralidade na Internet deveria implicar a total ausência de censura e o Estado não deveria pôr em prática restrições com base em motivações económicas. Esta neutralidade funcionaria como garantia da igualdade de oportunidades para todos os conteúdos online sem qualquer tipo de preferência, seja ela na qualidade da velocidade ou no acesso.

O pai da WWW cita ainda um estudo realizado pelo governo holandês, em 2013, que concluiu que a neutralidade na Internet promove maior competição, preços mais baixos, maior conectividade e mais inovação. Para Berners-Lee, uma lei que garanta este princípio é fundamental, e acrescenta que, até agora, na Europa, tem sido possível utilizar a Internet sem esta regulação mas que com o crescimento que se tem verificado, “a necessidade de esse tipo de leis tem mudado”.

A União Europeia está a preparar uma proposta para a regulação de um mercado único das telecomunicações e a questão da neutralidade na Internet deverá fazer parte sob a forma de uma lei.

Berners-Lee incentiva os cidadãos europeus a enviarem tweets para a presidência letã demonstrando a necessidade premente desta neutralidade, “antes que a discriminação online se torne a norma”.

Filipa Almeida, B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …

Nevões em França causam um morto e deixam 300 mil famílias sem energia

Os fortes nevões que afetam França desde quinta-feira causaram a morte a uma pessoa e cortes de energia que estão a privar de eletricidade 300 mil famílias, sobretudo no sudeste do país. Um motorista de 63 …