Há misteriosas estruturas de pedra espalhadas pelo deserto árabe. Já sabemos para que serviam

KLDAP

As estruturas terão sido usadas para ajudar à caça, encurralando os animais ou guiando-os até fossos onde caíam e ficaram presos.

Já são conhecidas as milhares de estruturas de pedra gigantes espalhadas por todo o deserto da península arábica, que podem ser vistas do céu. As estruturas em forma de V foram avistadas pela primeira vez pelos pilotos da força aérea britânica na década de 1920, mas a sua razão de existir nunca foi descoberta.

Um novo estudo publicado na Journal of Archaeological Science usou imagens de satélite e de dronas e reforçou uma das hipóteses mais prováveis. Os cientistas acreditam que as estruturas eram usadas como armadilhas para a caça em massa.

O design das estrutuas indicia que estas serviam para prender as manadas de animais selvagens de forma a que pudessem ser mortos ou capturados.

“O fim da forma em papagaio é geralmente consensual: os animais eram levados ou guiados até a uma área restrita pelas paredes da estrutura. A caça de animais, mais frequentemente da gazela e outros ungulados herbívoros, possivelmente íbex, equídeos selvagens e avestruzes, é agora aceitada como o uso mais comum destas estruturas”, escrevem os autores.

No passado, os arqueólogos argumentarem que estas estruturas serviam para a caça porque tendiam a aparecer em zonas desérticas que no passado tinham pasto sazonal. Estas zonas de pasto atraíam gazelas, cabras ou outros animais.

Um estudo recente, de Abril de 2022, apontou que a mistura de formas diferentes de papagaios das estruturas é frequente. Algumas das estruturas acabavam com grandes fossos onde os animais caíam e podiam ser capturas enquanto que outras enclausuravam os animais.

Nem todos os objetivos destas estruturas eram funcionais. Algumas eram em forma de mustatil e expandiam-se ao longo de quilómetros. Mustatil é a palavra árabe para retângulo e, visto de cima, um bloco de mustatils assemelha-se a um portão.

Apesar de já terem sido encontradas centenas de mustatils no deserto árabe nos últimos anos, os aqueólogos continuam sem saber para que eram usados. Os cientistas especulam que fossem monumentos espirituais onde se faziam banquetes ou sacifícios de animais ou que eram usados para guardar animais ou água.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.