Padres polacos queimam livros de Harry Potter e de Crepúsculo

(dr) Fundacja SMS Z NIEBA

Um grupo de padres católicos polacos queimou vários objetos que dizem promover a feitiçaria. Entre os quais, estão os famosos livros de Harry Potter e da saga Crepúsculo.

Invocando palavras da bíblia, um grupo de padres católicos da cidade de Koszalin, no norte da Polónia, fez uma fogueira com vários livros e outros objetos, acusando-os de serem sacrílegos e de irem contra os ensinamentos bíblicos. A cerimónia foi fotografada e as imagens foram publicadas na sua página de Facebook.

O grupo chamado SMS Z Nieba, ou SMS do Céu, recebeu uma grande atenção mediática desde que o caso veio à tona. Vários críticos mostraram-se incrédulos com as ações destes padres, que queimaram livros de Harry Potter, da autora JK Rowling, e livros da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer.

Esta não é a primeira vez que os livros de Harry Potter atraem a atenção de fanáticos religiosos. Alguns deles acreditam que os romances são inspirados por espíritos malignos e podem desencaminhar as crianças.

As imagens mostram três padres a carregaram uma grande cesta com livros, do interior para o exterior de uma igreja. De seguida, as fotografias mostram os padres polacos a incendiarem os livros enquanto eram feitas orações. Além dos livros, o The Guardian destaca também uma máscara tiki e um guarda-chuva da Hello Kitty.

A página de Facebook da SMS Z Nieba tem cerca de 23 mil gostos e a sua publicação com as fotos conta já com mais de nove mil reações — maioria das quais de “ira”. A secção de comentários foi também espaço de duras críticas ao grupo de padres, apesar de haver também quem defenda as suas ações.

Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas“, disse um utilizador, citando o poeta romântico alemão Heinrich Heine. Há ainda quem compare este caso com a queima de livros na década de 30, pelo Terceiro Reich alemão.

Nos últimos anos, a igreja polaca tem tentado lidar as acusações de pedofilia contra centenas de padres, que afetaram a sua posição na sociedade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.