Padres polacos queimam livros de Harry Potter e de Crepúsculo

(dr) Fundacja SMS Z NIEBA

Um grupo de padres católicos polacos queimou vários objetos que dizem promover a feitiçaria. Entre os quais, estão os famosos livros de Harry Potter e da saga Crepúsculo.

Invocando palavras da bíblia, um grupo de padres católicos da cidade de Koszalin, no norte da Polónia, fez uma fogueira com vários livros e outros objetos, acusando-os de serem sacrílegos e de irem contra os ensinamentos bíblicos. A cerimónia foi fotografada e as imagens foram publicadas na sua página de Facebook.

O grupo chamado SMS Z Nieba, ou SMS do Céu, recebeu uma grande atenção mediática desde que o caso veio à tona. Vários críticos mostraram-se incrédulos com as ações destes padres, que queimaram livros de Harry Potter, da autora JK Rowling, e livros da saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer.

Esta não é a primeira vez que os livros de Harry Potter atraem a atenção de fanáticos religiosos. Alguns deles acreditam que os romances são inspirados por espíritos malignos e podem desencaminhar as crianças.

As imagens mostram três padres a carregaram uma grande cesta com livros, do interior para o exterior de uma igreja. De seguida, as fotografias mostram os padres polacos a incendiarem os livros enquanto eram feitas orações. Além dos livros, o The Guardian destaca também uma máscara tiki e um guarda-chuva da Hello Kitty.

A página de Facebook da SMS Z Nieba tem cerca de 23 mil gostos e a sua publicação com as fotos conta já com mais de nove mil reações — maioria das quais de “ira”. A secção de comentários foi também espaço de duras críticas ao grupo de padres, apesar de haver também quem defenda as suas ações.

Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas“, disse um utilizador, citando o poeta romântico alemão Heinrich Heine. Há ainda quem compare este caso com a queima de livros na década de 30, pelo Terceiro Reich alemão.

Nos últimos anos, a igreja polaca tem tentado lidar as acusações de pedofilia contra centenas de padres, que afetaram a sua posição na sociedade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Witness to Disaster”. National Geographic apresenta documentário sobre Pedrógão Grande

A National Geographic apresenta em novembro a série documental “Witness to Disaster” e o primeiro episódio é dedicado a Pedrógão Grande. “A história do maior incêndio na história de Portugal e de como este devastou uma …

Zuckerberg compara posição do Facebook à luta de Martin Luther King Jr.

Mark Zuckerberg defendeu publicamente a decisão do Facebook de não censurar anúncios políticos factualmente incorretos. Num discurso, esta quinta-feira, o presidente executivo do Facebook comparou a posição da rede social face à liberdade de expressão, e …

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …