Padre que assumiu filho continua a exercer porque “tudo se perdoa com arrependimento”

Catholic Church / Flickr

O padre Giselo Andrade, que assumiu a paternidade de uma criança, não é caso único em Portugal. Há mais 11 padres que assumiram filhos que continuam a exercer o sacerdócio.

O Correio da Manhã apurou que há 18 padres que assumiram a paternidade de filhos que continuam a desempenhar funções de sacerdócio no nosso país. Circunstância que se verifica porque “o Direito Canónico é omisso em relação aos filhos de um sacerdote”, explica ao jornal Público o padre Anselmo Borges, professor da Universidade de Coimbra.

“O que a lei diz neste caso, é que deve ser devidamente sancionado pelo bispo e sempre de forma justa”, considera o padre Borges, concluindo que esse castigo “pode ser, por exemplo um retiro num convento para reflexão”.

No caso do padre Giselo Andrade, que tem estado na ordem do dia depois de ter assumido a paternidade de um filho em Agosto passado, a Diocese do Funchal, onde o sacerdote exerce, na paróquia da freguesia do Monte, não admite avançar com qualquer processo disciplinar.

Há um caminho a fazer e tempo para o fazer com respeito e discernimento”, refere uma fonte da Diocese ao Diário de Notícias da Madeira.

Igreja Católica não admite “vida dupla”

O bispo do Funchal, António Carrilho, já tinha dito ao mesmo jornal que “caberá ao próprio sacerdote, discernir em diálogo com o bispo se pretende continuar a exercer o ministério sacerdotal segundo as exigências e normas da Igreja, ou, se pretende abraçar outra vocação”.

“Tudo se perdoa, desde que haja verdadeiro arrependimento e mudança de vida”, disse ainda o bispo do Funchal, frisando que a Igreja Católica não admite “uma vida dupla”.

O padre terá expressado à Diocese o desejo de continuar a ser padre e chegou a agradecer o apoio dos paroquianos, num “momento difícil”, na missa de domingo, nota o Público.

A Conferência Episcopal Portuguesa, que reúne os bispos portugueses, ainda não se pronunciou sobre o caso. Já a Diocese do Funchal reforça a ideia de que, mesmo que continue a ser padre, Giselo Andrade “deverá assumir todas as suas responsabilidades inerentes à situação” de pai.

Entretanto, numa sondagem no site do DN Madeira sobre se “o celibato dos padres faz sentido”, 30% das respostas indicam que “Não, mas quem é padre deve respeitar a norma disciplinar”. Para 20.3% dos participantes o celibato “nunca fez” sentido e 18.9% acreditam que o princípio “deve ser revisto com urgência”.

Em 12.1% das respostas nota-se que “é uma hipocrisia” e apenas 9.9% consideram que faz sentido e que “quem não cumpre deve deixar o sacerdócio”. Já 8.7% mencionam que “devia ser facultativo”.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Qual é o problema? deixem o homem em paz. É melhor andar a fazer coisas ás escondidas que quando são descobertas deixam os senhores padres todos de boca aberta e com aquele ar de inocentezinhos culpados.
    A natureza a funcionar, sim porque o que os senhores fazem é que não é nada natural.

  2. Qual será o maior erro ou pecado se lho quiserem chamar, o padre ter relações sexuais com uma mulher ou a Santa Sé proibi-los de ter uma vida normal como qualquer outro ser humano?

  3. Eh pá… Então… Para ser padre faz-se um voto de castidade, mas… pode-se ter filhos? Alguém meteu os pés pelas mãos (terão sido pés?).

  4. Alguém sabe quem foi o Padre Saúl de Sousa? Padre Católico, casado, pai de filhos ,excelente pessoa que nunca faltou ás suas responsabilidades enquanto padre, nem tão pouco aos seus paroquianos. Sempre disponível para tudo e para todos.
    Agora infelizmente falecido correu todas as religiões mas só se identificou por completo com a Igreja Católica Apostólica Romana.
    Tendo chegado a essa conclusão já casado foi feito um pedido ao Papa para poder tornar-se Padre na Igreja Católica. Sendo esse pedido aceite não percebo qual o espanto de haver mais casos. A diferença aqui é que o falecido padre Saúl era casado e o Padre Giselo não é, mas pelo menos assumiu o que muitos escondem.

    • “A diferença aqui é que o falecido padre Saúl era casado e o Padre Giselo não é”Pois… Mas essa diferença” é enorme! Eu sou contra o celibato, mas se ele existe (como regra e lei para quem entra para a igreja) é para ser cumprido. Não foi! Quando mudarem as regras (podemos esperar sentados) aí tudo bem, mas quando se aceita um compromisso com determinadas regras, essas mesmas regras têm de ser cumpridas. Se acha que não consegue cumpri-las (ou não quer/concorda) então não ingressa na igreja. PONTO!

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …