Padre que assumiu filho continua a exercer porque “tudo se perdoa com arrependimento”

Catholic Church / Flickr

O padre Giselo Andrade, que assumiu a paternidade de uma criança, não é caso único em Portugal. Há mais 11 padres que assumiram filhos que continuam a exercer o sacerdócio.

O Correio da Manhã apurou que há 18 padres que assumiram a paternidade de filhos que continuam a desempenhar funções de sacerdócio no nosso país. Circunstância que se verifica porque “o Direito Canónico é omisso em relação aos filhos de um sacerdote”, explica ao jornal Público o padre Anselmo Borges, professor da Universidade de Coimbra.

“O que a lei diz neste caso, é que deve ser devidamente sancionado pelo bispo e sempre de forma justa”, considera o padre Borges, concluindo que esse castigo “pode ser, por exemplo um retiro num convento para reflexão”.

No caso do padre Giselo Andrade, que tem estado na ordem do dia depois de ter assumido a paternidade de um filho em Agosto passado, a Diocese do Funchal, onde o sacerdote exerce, na paróquia da freguesia do Monte, não admite avançar com qualquer processo disciplinar.

Há um caminho a fazer e tempo para o fazer com respeito e discernimento”, refere uma fonte da Diocese ao Diário de Notícias da Madeira.

Igreja Católica não admite “vida dupla”

O bispo do Funchal, António Carrilho, já tinha dito ao mesmo jornal que “caberá ao próprio sacerdote, discernir em diálogo com o bispo se pretende continuar a exercer o ministério sacerdotal segundo as exigências e normas da Igreja, ou, se pretende abraçar outra vocação”.

“Tudo se perdoa, desde que haja verdadeiro arrependimento e mudança de vida”, disse ainda o bispo do Funchal, frisando que a Igreja Católica não admite “uma vida dupla”.

O padre terá expressado à Diocese o desejo de continuar a ser padre e chegou a agradecer o apoio dos paroquianos, num “momento difícil”, na missa de domingo, nota o Público.

A Conferência Episcopal Portuguesa, que reúne os bispos portugueses, ainda não se pronunciou sobre o caso. Já a Diocese do Funchal reforça a ideia de que, mesmo que continue a ser padre, Giselo Andrade “deverá assumir todas as suas responsabilidades inerentes à situação” de pai.

Entretanto, numa sondagem no site do DN Madeira sobre se “o celibato dos padres faz sentido”, 30% das respostas indicam que “Não, mas quem é padre deve respeitar a norma disciplinar”. Para 20.3% dos participantes o celibato “nunca fez” sentido e 18.9% acreditam que o princípio “deve ser revisto com urgência”.

Em 12.1% das respostas nota-se que “é uma hipocrisia” e apenas 9.9% consideram que faz sentido e que “quem não cumpre deve deixar o sacerdócio”. Já 8.7% mencionam que “devia ser facultativo”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Qual é o problema? deixem o homem em paz. É melhor andar a fazer coisas ás escondidas que quando são descobertas deixam os senhores padres todos de boca aberta e com aquele ar de inocentezinhos culpados.
    A natureza a funcionar, sim porque o que os senhores fazem é que não é nada natural.

  2. Qual será o maior erro ou pecado se lho quiserem chamar, o padre ter relações sexuais com uma mulher ou a Santa Sé proibi-los de ter uma vida normal como qualquer outro ser humano?

  3. Eh pá… Então… Para ser padre faz-se um voto de castidade, mas… pode-se ter filhos? Alguém meteu os pés pelas mãos (terão sido pés?).

  4. Alguém sabe quem foi o Padre Saúl de Sousa? Padre Católico, casado, pai de filhos ,excelente pessoa que nunca faltou ás suas responsabilidades enquanto padre, nem tão pouco aos seus paroquianos. Sempre disponível para tudo e para todos.
    Agora infelizmente falecido correu todas as religiões mas só se identificou por completo com a Igreja Católica Apostólica Romana.
    Tendo chegado a essa conclusão já casado foi feito um pedido ao Papa para poder tornar-se Padre na Igreja Católica. Sendo esse pedido aceite não percebo qual o espanto de haver mais casos. A diferença aqui é que o falecido padre Saúl era casado e o Padre Giselo não é, mas pelo menos assumiu o que muitos escondem.

    • “A diferença aqui é que o falecido padre Saúl era casado e o Padre Giselo não é”Pois… Mas essa diferença” é enorme! Eu sou contra o celibato, mas se ele existe (como regra e lei para quem entra para a igreja) é para ser cumprido. Não foi! Quando mudarem as regras (podemos esperar sentados) aí tudo bem, mas quando se aceita um compromisso com determinadas regras, essas mesmas regras têm de ser cumpridas. Se acha que não consegue cumpri-las (ou não quer/concorda) então não ingressa na igreja. PONTO!

RESPONDER

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …

Chuva e vento forte de volta no fim de semana

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima. De acordo com o Instituto Português do Mar …