Padre acusado de maus-tratos a deficientes e doentes incuráveis

Lawrence OP / Flickr

-

Um padre e antigo director de uma instituição que acolhe deficientes e doentes incuráveis foi acusado de 13 crimes de maus-tratos e de um crime de ofensa à integridade física. O Ministério Público alega que o padre Batista amarrava os deficientes mentais à cama e esbofeteava os utentes.

O sacerdote esteve, durante mais de 50 anos, à frente da Obra do Calvário, instituição localizada em Beire, Paredes, e integrada na Casa do Gaiato de Paço de Sousa.

Durante este período, o agora octogenário terá maltratado os utentes da instituição, sendo acusado de 14 crimes pelo Ministério Público.

Segundo o Diário de Notícias, o MP acusa o padre de amarrar os deficientes mentais da instituição às grades das varandas dos pavilhões, às cadeiras de rodas ou às cadeiras sanitárias.

“Um adolescente deficiente mental profundo foi encontrado a dormir preso à cama, sujo com as próprias fezes”, realça o jornal.

Na acusação são ainda mencionadas agressões aos utentes com bofetadas e bengaladas, além da retirada da alimentação como castigo.

O sacerdote será ainda suspeito de dar medicamentos com o prazo expirado aos doentes, sem ter qualquer formação para tal.

O padre, que estará doente, já foi acusado por maus tratos no passado – acusações que foram arquivadas, segundo o jornal Público.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este energúmeno, autêntico Ayatollah do catolicismo salazarista, fazia e faz parte do grupo demoníaco que dominam as chamadas “casas do gaiato” autênticos antros de horror, que agora
    inspiram estes denominados “educadores” das denominadas “casas de rapazes”. Maia não são são que bestas instigadoras de violência e ódio que continuarão a encher as prisões, local onde estes “educadores” deviam ser colocados para nossa proteção. E que dizer desses padres que ao longo dos anos têm visto todos os seus crimes serem arquivados?
    – Quem será que protege estes dementes que com o lema ” dos rapazes, pelos rapazes, para os rapazes” conseguem eleger bispos e comprar proteção? Já para não falar do dinheiro dos contribuintes e das enormes doações canalizadas para estes “antros” de maus tratos, que, em vez de promoverem um projecto de vida para cada jovem ali instalado, desaparecem por tortuosos caminhos desconhecidos para a maioris de nós! Qual justiça divina , qual carapuça.-..

  2. Mais um representante de Cristo na terra a quem se deve confessar os pecados. Na idade média a padralhada era uma seita demoníaca e hoje ainda há resquícios disso. Cristo até chora!

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …