Padre acusado de maus-tratos a deficientes e doentes incuráveis

Lawrence OP / Flickr

-

Um padre e antigo director de uma instituição que acolhe deficientes e doentes incuráveis foi acusado de 13 crimes de maus-tratos e de um crime de ofensa à integridade física. O Ministério Público alega que o padre Batista amarrava os deficientes mentais à cama e esbofeteava os utentes.

O sacerdote esteve, durante mais de 50 anos, à frente da Obra do Calvário, instituição localizada em Beire, Paredes, e integrada na Casa do Gaiato de Paço de Sousa.

Durante este período, o agora octogenário terá maltratado os utentes da instituição, sendo acusado de 14 crimes pelo Ministério Público.

Segundo o Diário de Notícias, o MP acusa o padre de amarrar os deficientes mentais da instituição às grades das varandas dos pavilhões, às cadeiras de rodas ou às cadeiras sanitárias.

“Um adolescente deficiente mental profundo foi encontrado a dormir preso à cama, sujo com as próprias fezes”, realça o jornal.

Na acusação são ainda mencionadas agressões aos utentes com bofetadas e bengaladas, além da retirada da alimentação como castigo.

O sacerdote será ainda suspeito de dar medicamentos com o prazo expirado aos doentes, sem ter qualquer formação para tal.

O padre, que estará doente, já foi acusado por maus tratos no passado – acusações que foram arquivadas, segundo o jornal Público.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Este energúmeno, autêntico Ayatollah do catolicismo salazarista, fazia e faz parte do grupo demoníaco que dominam as chamadas “casas do gaiato” autênticos antros de horror, que agora
    inspiram estes denominados “educadores” das denominadas “casas de rapazes”. Maia não são são que bestas instigadoras de violência e ódio que continuarão a encher as prisões, local onde estes “educadores” deviam ser colocados para nossa proteção. E que dizer desses padres que ao longo dos anos têm visto todos os seus crimes serem arquivados?
    – Quem será que protege estes dementes que com o lema ” dos rapazes, pelos rapazes, para os rapazes” conseguem eleger bispos e comprar proteção? Já para não falar do dinheiro dos contribuintes e das enormes doações canalizadas para estes “antros” de maus tratos, que, em vez de promoverem um projecto de vida para cada jovem ali instalado, desaparecem por tortuosos caminhos desconhecidos para a maioris de nós! Qual justiça divina , qual carapuça.-..

RESPONDER

Universidade de Coimbra elimina carne de vaca das cantinas

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou esta terça-feira o reitor, Amílcar Falcão. Este será o primeiro passo para, até …

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …