Padre acusado de maus-tratos a deficientes e doentes incuráveis

Lawrence OP / Flickr

-

Um padre e antigo director de uma instituição que acolhe deficientes e doentes incuráveis foi acusado de 13 crimes de maus-tratos e de um crime de ofensa à integridade física. O Ministério Público alega que o padre Batista amarrava os deficientes mentais à cama e esbofeteava os utentes.

O sacerdote esteve, durante mais de 50 anos, à frente da Obra do Calvário, instituição localizada em Beire, Paredes, e integrada na Casa do Gaiato de Paço de Sousa.

Durante este período, o agora octogenário terá maltratado os utentes da instituição, sendo acusado de 14 crimes pelo Ministério Público.

Segundo o Diário de Notícias, o MP acusa o padre de amarrar os deficientes mentais da instituição às grades das varandas dos pavilhões, às cadeiras de rodas ou às cadeiras sanitárias.

“Um adolescente deficiente mental profundo foi encontrado a dormir preso à cama, sujo com as próprias fezes”, realça o jornal.

Na acusação são ainda mencionadas agressões aos utentes com bofetadas e bengaladas, além da retirada da alimentação como castigo.

O sacerdote será ainda suspeito de dar medicamentos com o prazo expirado aos doentes, sem ter qualquer formação para tal.

O padre, que estará doente, já foi acusado por maus tratos no passado – acusações que foram arquivadas, segundo o jornal Público.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este energúmeno, autêntico Ayatollah do catolicismo salazarista, fazia e faz parte do grupo demoníaco que dominam as chamadas “casas do gaiato” autênticos antros de horror, que agora
    inspiram estes denominados “educadores” das denominadas “casas de rapazes”. Maia não são são que bestas instigadoras de violência e ódio que continuarão a encher as prisões, local onde estes “educadores” deviam ser colocados para nossa proteção. E que dizer desses padres que ao longo dos anos têm visto todos os seus crimes serem arquivados?
    – Quem será que protege estes dementes que com o lema ” dos rapazes, pelos rapazes, para os rapazes” conseguem eleger bispos e comprar proteção? Já para não falar do dinheiro dos contribuintes e das enormes doações canalizadas para estes “antros” de maus tratos, que, em vez de promoverem um projecto de vida para cada jovem ali instalado, desaparecem por tortuosos caminhos desconhecidos para a maioris de nós! Qual justiça divina , qual carapuça.-..

  2. Mais um representante de Cristo na terra a quem se deve confessar os pecados. Na idade média a padralhada era uma seita demoníaca e hoje ainda há resquícios disso. Cristo até chora!

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …