Irlanda investiga avistamento de OVNIs ao largo da costa

Eskling / Flickr

Após relatos de luzes e avistamento de OVNIs na costa sudoeste do país, a Autoridade da Aviação da Irlanda (IAA) deu início a uma investigação oficial.

Eram quase 7 horas da manhã da passada sexta-feira quando uma piloto da British Airways comunicou à torre de controlo aéreo de Shannon ter visto um dispositivo “mover-se muito rapidamente”, questionando se se trataria de um exercício militar. A hipótese foi negada pelo controlador do tráfego aéreo.

Foi uma “luz muito brilhante” e um objeto a subir pelo lado esquerdo do avião que fizeram a piloto desconfiar. A velocidade do objeto voador, que se desviava “muito rapidamente para o norte”, foi outro elemento que contribuiu para a hipótese de se tratar de um OVNI.

Um outro piloto de um avião da Virgin sugeriu que o objeto pudesse ser um meteoro a reentrar na atmosfera terrestre, admitindo que há “múltiplos objetos que seguem o mesmo tipo de trajetória” e são igualmente brilhantes.

Contudo, diz ter visto duas luzes brilhantes à direita da aeronave que pilotava e que desapareceram a alta velocidade. Outro comandante garante que a velocidade era “astronómica“, como Mach 2 – que é o dobro da velocidade do som.

A Autoridade de Aviação irlandesa decidiu, então, dar início a uma investigação oficial. “Na sequência de relatos de atividade aérea anormal de um pequeno número de aeronaves, na sexta-feira, 9 de novembro, o IAA apresentou um relatório”, seguiu em comunicado.

“Este relatório será investigado no processo normal de investigação de ocorrências confidenciais”, explicou ainda a autoridade. O porta-voz do aeroporto de Shannon recusou dar quaisquer declarações sobre o tema, pelo menos enquanto a investigação estiver a decorrer.

ZAP // BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Desde os anos 40 que pilotos de avião apresentam relatos deste género. Existem milhares de relatórios com casos similares em todos os países do mundo. A probabilidade de serem drones apesar de possível é muito baixa pois as trajectórias dos objectos assemalham-se à de outros relatos dos anos 60 e 70 e não se conhecem drones que consigam efectuar aquele tipo de movimentos. Estou certo que há 80 anos não existiam drones e apesar de agora existiram os mesmos objectos que eram avistados e continuam a aparecer não devem ter deixado de existir.

  2. Há décadas que se ouvem relatos deste género, todavia sem sequência plausível!
    Se calhar é mais um caso para esquecer, seria bom se se esclarecesse duma vez por todas,
    Como habitual, aguardemos!

    • Pois esclareça de uma vez por todas. Toda a humanidade espera por isso mesmo. Não existe atualmente conhecimento para esclarecer, ponto. Mas existem coisas mais reais cá na Terra que ninguém consegue esclarecer, como por exemplo: Como foram esculpidas as estátuas de Abu Simbel, se naquela altura nem aço existia, nem electricidade. E as piramides? E as estátuas da ilha de Páscua? etc. etc.

RESPONDER

Ventura diz que Marcelo quer flexibilização das restrições no Natal

O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal. Após …

Governo do Brasil aponta início da vacinação entre janeiro e fevereiro

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país vai começar a receber 15 milhões de doses de vacinas para a covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021, com mais cem milhões …

Solução para Novo Banco pode não passar por um OE retificativo, diz João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse que a alternativa à anulação da transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não tem "necessariamente que passar" por um orçamento retificativo …

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …