Irlanda investiga avistamento de OVNIs ao largo da costa

Eskling / Flickr

Após relatos de luzes e avistamento de OVNIs na costa sudoeste do país, a Autoridade da Aviação da Irlanda (IAA) deu início a uma investigação oficial.

Eram quase 7 horas da manhã da passada sexta-feira quando uma piloto da British Airways comunicou à torre de controlo aéreo de Shannon ter visto um dispositivo “mover-se muito rapidamente”, questionando se se trataria de um exercício militar. A hipótese foi negada pelo controlador do tráfego aéreo.

Foi uma “luz muito brilhante” e um objeto a subir pelo lado esquerdo do avião que fizeram a piloto desconfiar. A velocidade do objeto voador, que se desviava “muito rapidamente para o norte”, foi outro elemento que contribuiu para a hipótese de se tratar de um OVNI.

Um outro piloto de um avião da Virgin sugeriu que o objeto pudesse ser um meteoro a reentrar na atmosfera terrestre, admitindo que há “múltiplos objetos que seguem o mesmo tipo de trajetória” e são igualmente brilhantes.

Contudo, diz ter visto duas luzes brilhantes à direita da aeronave que pilotava e que desapareceram a alta velocidade. Outro comandante garante que a velocidade era “astronómica“, como Mach 2 – que é o dobro da velocidade do som.

A Autoridade de Aviação irlandesa decidiu, então, dar início a uma investigação oficial. “Na sequência de relatos de atividade aérea anormal de um pequeno número de aeronaves, na sexta-feira, 9 de novembro, o IAA apresentou um relatório”, seguiu em comunicado.

“Este relatório será investigado no processo normal de investigação de ocorrências confidenciais”, explicou ainda a autoridade. O porta-voz do aeroporto de Shannon recusou dar quaisquer declarações sobre o tema, pelo menos enquanto a investigação estiver a decorrer.

ZAP // BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Desde os anos 40 que pilotos de avião apresentam relatos deste género. Existem milhares de relatórios com casos similares em todos os países do mundo. A probabilidade de serem drones apesar de possível é muito baixa pois as trajectórias dos objectos assemalham-se à de outros relatos dos anos 60 e 70 e não se conhecem drones que consigam efectuar aquele tipo de movimentos. Estou certo que há 80 anos não existiam drones e apesar de agora existiram os mesmos objectos que eram avistados e continuam a aparecer não devem ter deixado de existir.

  2. Há décadas que se ouvem relatos deste género, todavia sem sequência plausível!
    Se calhar é mais um caso para esquecer, seria bom se se esclarecesse duma vez por todas,
    Como habitual, aguardemos!

    • Pois esclareça de uma vez por todas. Toda a humanidade espera por isso mesmo. Não existe atualmente conhecimento para esclarecer, ponto. Mas existem coisas mais reais cá na Terra que ninguém consegue esclarecer, como por exemplo: Como foram esculpidas as estátuas de Abu Simbel, se naquela altura nem aço existia, nem electricidade. E as piramides? E as estátuas da ilha de Páscua? etc. etc.

RESPONDER

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …