A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em Inglês) já escolheu o primeiro tripulante da missão Artemis I que vai sobrevoar a Lua. Trata-se da Ovelha Choné – e não, não é uma piada!
A missão Artemis I parte no final do mês, ou no início de Setembro, no arranque do que é o regresso de seres humanos à Lua – ou bem, de um sinal da humanidade na forma de um boneco da Ovelha Choné, nome de personagem e de uma série de animação alemã–britânica.
“Embora possa ser um pequeno passo para um homem, é um salto gigantesco para o rebanho“, refere o director para a Exploração Humana e Robótica da ESA, David Parker, a propósito da escolha da Ovelha Choné para esta missão.
A referência de Parker é uma réplica da famosa frase de Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar a Lua há 53 anos, que, nesse momento histórico, falou de “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.
Agora, a Ovelha Choné (Shaun the Sheep em Inglês) também vai fazer história como o primeiro tripulante europeu a rumar à Lua.
“Desde a quinta de Mossy Bottom até à Lua e além… Choné está a preparar-se para ir numa jornada como nenhuma outra”, anuncia-se no perfil do Twitter da personagem que faz as delícias de pequenos e graúdos.
From Mossy Bottom Farm to the Moon and beyond…Shaun is getting ready to go on a journey like no other! Watch this space for an exciting announcement coming very soon…#ForwardToTheMoon pic.twitter.com/h8bq5zRTm1
— Shaun the Sheep (@shaunthesheep) July 29, 2022
A Artemis tem três missões planeadas até 2025 com o intuito de levar os seres humanos de volta à Lua.
Depois da Artemis I com a Ovelha Choné, a Artemis II vai levar astronautas humanos, mas não pousará na superfície da Lua. Apenas na Artemis III é que astronautas de carne e osso deverão seguir as pisadas de Neil Armstrong, “passeando” pela Lua.
“Mais longe do que qualquer humano – ou ovelha! – já viajou”
O lançamento da Artemis I vai ocorrer no Centro Espacial Kennedy na Flórida. A nave espacial vai sobrevoar a Lua, “usando a gravidade lunar para ganhar velocidade e impulsionar-se até 70.000 km além da Lua, a quase meio milhão de km da Terra – mais longe do que qualquer humano – ou ovelha! – já viajou”, aponta-se no site oficial da Ovelha Choné.
“Para se preparar para a sua aventura épica, Choné participou de um programa de treino de astronautas, viajando para vários locais da Europa e dos EUA para conhecer a sua nave espacial e as etapas da missão”, revela-se ainda na mesma página.
A Ovelha Choné “também experimentou um voo no Airbus ‘Zero G’ A310 que recria as condições de ausência de peso semelhantes às experimentadas no espaço”, assinala-se ainda.
Será possível acompanhar a missão espacial da Ovelha Choné nos canais digitais da ESA e da personagem de animação.