Dois filhos do antigo presidente do Brasil foram eleitos vereadores. Ambos foram os mais votados, apesar das questões judiciais.
Carlos e Jair Renan Bolsonaro, dois dos filhos do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, foram eleitos no domingo vereadores nas câmaras municipais do Rio de Janeiro e de Balneário Camboriú, respetivamente.
Carlos Bolsonaro foi o candidato mais votado no Rio de Janeiro, com mais de 130 mil votos, e vai assumir um sétimo mandato como vereador da capital fluminense, com 100% dos votos apurados, de acordo com os resultados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Renovou assim o mandato, apesar dos problemas com a justiça brasileira. Carlos Bolsonaro está a ser investigado em vários casos, incluindo um por participar numa alegada rede de espionagem ilegal que monitorizou adversários políticos e aliados durante o Governo do pai (2019-2022).
Jair Renan Bolsonaro vai exercer o primeiro mandato na cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina (sul), onde obteve cerca de 3.000 votos, sendo também o mais votado dos candidatos a vereador na localidade.
Tal como o irmão, também tem processos pendentes na justiça, que o investiga por fraude e lavagem de dinheiro em operações para obtenção de empréstimos bancários.
Em meados de 2021, foi também investigado por tráfico de influências, mas esse caso acabou por ser arquivado por falta de provas.
Com a eleição de Jair Renan, todos os filhos do ex-presidente brasileiro estarão envolvidos na política, já que Flávio é senador, Eduardo é deputado federal, Carlos é vereador no Rio e agora Jair Renan é vereador em Balneário Camboriú.
Tanto Jair Renan como Carlos foram eleitos como porta-estandartes da plataforma política do pai: o Partido Liberal (PL), com o qual Bolsonaro perdeu as eleições presidenciais de 2022 para Lula da Silva por uma margem estreita, uma derrota que até hoje não reconheceu.
O Brasil realizou eleições municipais neste domingo para eleger presidentes de Câmara e vereadores em 5.569 cidades do país.
// Lusa