David Lynch e Geena Davis entre os premiados nos Óscares de honra

O realizador e artista visual norte-americano David Lynch e a atriz e ativista Geena Davis foram dois dos artistas distinguidos, este domingo, com um Óscar de honra.

“Quem não se lembra da primeira vez que viu um filme de David Lynch“, questionou a atriz e cineasta Laura Dern, na 11.ª cerimónia dos Governors Awards, em Los Angeles.

Também a atriz Isabella Rossellini elevou a imaginação do cineasta norte-americano, conhecido pelas suas obras surrealistas: “Os seus filmes estão cheios de emoções, mas as emoções, como todos sabemos, nem sempre são racionais, lineares ou claras”, afirmou.

O realizador de “Blue Velvet” (1986) e “Mulholland Drive” (2001), considerado um dos mais singulares do cinema contemporâneo, nunca ganhou um Óscar, apesar de quatro nomeações.

“Obrigado a todas as pessoas que me ajudaram ao longo do caminho”, disse David Lynch, num breve discurso.

Por sua vez, a atriz Geena Davis, que tem lutado contra a desigualdade de género em Hollywood, venceu o prémio humanitário Jean Hersholt.

Ao discursar, Davis reconheceu que, ao longo da sua carreira, esteve dedicada tanto à representação como ao “empoderamento das mulheres”.

A atriz Lina Wertmüller e o ator Wes Studi foram também homenageados na noite passada em Los Angeles, numa cerimónia voltada para a igualdade dos direitos das mulheres e dos nativos americanos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …