Os primeiros fogos de artifício surgiram de uma busca chinesa pela imortalidade

Os primeiros fogos de artifícios explodiram em céus chineses. Não iluminaram o céu, mas para infelicidade de um químico chinês, o evento foi uma grande surpresa.

Segundo o Live Science, que cita Gunpowder, Explosives and the State: A History, o primeiro “estrondo” foi resultado de uma antiga busca pela imortalidade.

Na China do século IX, o objetivo primordial da alquimia era produzir uma substância que prolongasse a vida ao ponto de conseguir, inclusive, enganar a morte. A alquimia nunca produziu uma mistura capaz de desafiar o fim, mas produziu uma explosão que viria a mudar a forma como comemoramos festas em todo o mundo.

Uma explosão requer apenas três componentes. Em primeiro lugar, deve haver um combustível – um composto químico que consiste em moléculas longas, semelhantes a cadeias, com ligações muito fortes. Depois, deve haver uma substância química chamada oxidante. O oxidante quebra estas ligações e liberta uma tremenda energia durante o processo. Por fim, o ingrediente calor, e forma a obter a reação explosiva.

Na esperança de produzir um pó capaz de prolongar a vida, o criador dos primeiros fogos de artifício misturou carvão (o combustível perfeito) com nitrato de potássio, que era, na altura, um conservante alimentar e um forte oxidante. A adição de enxofre teria baixado a temperatura de ignição do carvão, mas com um pouco de calor para estimular a reação, o pó acabou mesmo por explodir.

Envolta em bambu, a nova mistura passou a ser presença assídua em cerimónias religiosas e no início do ano novo. O barulho extremamente alto que produzia era encarado pelas pessoas da época como um “espanta espíritos“.

Mas esta experiência química não produziu apenas o primeiros fogos de artifício. A mistura, mais tarde apelidada de pólvora, foi também utilizada na guerra. No século XIII, a pólvora era usada para construir foguetes, pintados como dragões, que era lançados em direção a mongóis invasores.

Atualmente, os fogos de artifício iluminam e enfeitam céus ao redor do mundo, e a verdade é que pouco mudaram. Produtos químicos coloridos e modernos foram adicionados à sua composição, mas a mistura é essencialmente a mesma. Os pirotécnicos podem agradecer à busca chinesa pela imortalidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …