Os primeiros dinossauros podem estar escondidos nos sítios mais remotos do mundo

Jorge Gonzalez

Uma equipa de investigadores acredita que a razão porque não encontramos fósseis mais antigos de dinossauros é porque estes se encontram em lugares de muito difícil acesso aos cientistas.

Os fósseis mais antigos que que há registos são de há cerca de230 milhões de anos. Mas estes animais, que faziam parte da antiga região Gondwana, a sul da Pangeia, pareciam estar já em evolução e dispersão pelo mundo há milhões de anos.

Agora, um novo estudo da University College London e do Museu de História Natural do Reino Unido publicado na Current Biology evidencia que a região onde se encontraram menos fósseis é a zona mais próxima do equador. Até agora acreditava-se que, por não existirem tanto registos, não havia dinossauros nessa localização.

Mas os investigadores acreditam que isso não é necessariamente verdade, explica a Science Alert.

“As expedições paleontológicas a estas regiões podem ser menos comuns devido à dureza do ambiente do Saara e à inacessibilidade de muitas áreas da Amazónia”, escrevem os autores.

“Também está bem documentado que os fatores socioeconómicos e o legado do colonialismo, juntamente com a instabilidade política, provavelmente dificultaram os esforços de investigação nestas regiões”, comentam.

Pode, então, existir apenas uma região com fósseis em falta, em vez de uma região sem dinossauros.

Com base em árvores evolutivas propostas, os cientistas modelaram cenários, tendo sido o mais apoiado uma origem Gondwanan de baixa latitude. Esta hipótese pode significar que as provas podem estar no deserto do Saara e na Amazónia.

Isto apenas num modelo em que os silesaurídeos, que costumam ser vistos como “primos” dos dinossauros) se consideram antepassados dos dinossauros ornitísquios (um dos grupos ausentes do registo fóssil dos primeiros dinossauros).

“Até agora, não foram encontrados fósseis de dinossauros nas regiões de África e da América do Sul que formaram esta parte do Gondwana”, dizem os autores.

“No entanto, isto pode dever-se ao facto de os investigadores ainda não terem encontrado as rochas certas, devido a uma mistura de inacessibilidade e a uma relativa falta de esforços de investigação nestas áreas.”

ZAP // /

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.