Os peixes nadam em turmas (mas as suas “escolas” estão sob ameaça)

Há algumas espécies de peixes que nadam em “turmas”, mas esta técnica utilizada por alguns espécimes está ameaçada pela pesca industrial.

À semelhança de tantos outros animais na Terra, os peixes desenvolveram técnicas que maximizam as suas possibilidades de permanecerem vivos e se reproduzirem e, simultaneamente, diminuem a probabilidade de serem atacados por predadores.

As “turmas” de peixes são um desses exemplos: são uma estratégia de segurança, em que os peixes nadam relativamente próximos uns dos outros, tentando confundir os predadores e garantindo a sobrevivência do maior número possível de espécimes.

Mas este comportamento – que muitas vezes é referido como swimming in schools (nadando em escolas) por ensinar aos peixes como sobreviver – está agora em risco por causa das práticas e tecnologias da pesca industrial.

O “comportamento escolar” dos peixes está ameaçado, segundo uma nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

“Os resultados do nosso modelo sugerem que a pesca industrial pode diminuir a tendência de os peixes formarem e nadarem em grandes grupos”, disse Ana Sofia Guerra, estudante de pós-graduação e investigadora da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, autora principal do novo estudo, citada pelo portal Futurity

Esta mudança de comportamentos tem implicações quer para os peixes quer para os seus predadores, incluindo os humanos. “As pessoas estudam a ciência da pesca há séculos”, diz o co-autor Douglas McCauley, professor associado de ecologia, evolução e biologia marinha na mesma instituição de ensino. “Mas nunca consideramos: será que a tecnologia de pesca moderna está a matar o comportamento escolar?”.

A capacidade de extrair grandes quantidades de peixes do oceano cresceu nas últimas décadas, com navios e frotas capazes de pescar até nas áreas mais remotas do oceano.

A rede de certo e a pesca por arrasto envolvem o lançamento de enormes redes destinadas a grandes grupos de peixes e há também drones e aviões de observação que aumentam a eficiência destes métodos de captura em massa.

“Evitar o ataque dos predadores é uma das razões pelas quais o comportamento escolar existe, mas ao desenvolver uma tecnologia que pode capturar ‘escolas’ inteiras, estamos a virar completamente a mesa nesta estratégia”, acrescenta Guerra.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …