Os peixes nadam em turmas (mas as suas “escolas” estão sob ameaça)

Há algumas espécies de peixes que nadam em “turmas”, mas esta técnica utilizada por alguns espécimes está ameaçada pela pesca industrial.

À semelhança de tantos outros animais na Terra, os peixes desenvolveram técnicas que maximizam as suas possibilidades de permanecerem vivos e se reproduzirem e, simultaneamente, diminuem a probabilidade de serem atacados por predadores.

As “turmas” de peixes são um desses exemplos: são uma estratégia de segurança, em que os peixes nadam relativamente próximos uns dos outros, tentando confundir os predadores e garantindo a sobrevivência do maior número possível de espécimes.

Mas este comportamento – que muitas vezes é referido como swimming in schools (nadando em escolas) por ensinar aos peixes como sobreviver – está agora em risco por causa das práticas e tecnologias da pesca industrial.

O “comportamento escolar” dos peixes está ameaçado, segundo uma nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

“Os resultados do nosso modelo sugerem que a pesca industrial pode diminuir a tendência de os peixes formarem e nadarem em grandes grupos”, disse Ana Sofia Guerra, estudante de pós-graduação e investigadora da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, autora principal do novo estudo, citada pelo portal Futurity

Esta mudança de comportamentos tem implicações quer para os peixes quer para os seus predadores, incluindo os humanos. “As pessoas estudam a ciência da pesca há séculos”, diz o co-autor Douglas McCauley, professor associado de ecologia, evolução e biologia marinha na mesma instituição de ensino. “Mas nunca consideramos: será que a tecnologia de pesca moderna está a matar o comportamento escolar?”.

A capacidade de extrair grandes quantidades de peixes do oceano cresceu nas últimas décadas, com navios e frotas capazes de pescar até nas áreas mais remotas do oceano.

A rede de certo e a pesca por arrasto envolvem o lançamento de enormes redes destinadas a grandes grupos de peixes e há também drones e aviões de observação que aumentam a eficiência destes métodos de captura em massa.

“Evitar o ataque dos predadores é uma das razões pelas quais o comportamento escolar existe, mas ao desenvolver uma tecnologia que pode capturar ‘escolas’ inteiras, estamos a virar completamente a mesa nesta estratégia”, acrescenta Guerra.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …