Os Neandertais tinham “ouvidos de nadador”

Erich Ferdinand / Flickr (OD)

Crescimento ósseo anormal no canal auditivo era surpreendentemente comum em neandertais, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington.

As exostoses auditivas externas são densos crescimentos ósseos que se projetam para dentro do canal auditivo. Nos humanos modernos, essa condição é geralmente chamada de “ouvido do nadador” e sabe-se que está correlacionada à exposição habitual à água fria ou ao ar frio, embora haja também uma predisposição genética potencial para a doença.

Estas exostoses foram observadas em humanos antigos, mas poucas investigações examinaram a forma como a condição pode aumentar a nossa compreensão sobre os estilos de vida dos humanos passados.

Neste estudo, publicado em agosto na revista especializada Plos One, Erik Trinkau e os seus colegas examinaram os canais auditivos bem preservados nos restos mortais de 77 humanos antigos, incluindo os neandertais e os primeiros humanos modernos, da Época do Pleistoceno do Meio ao Pós-École do Oeste da Eurásia.

Enquanto as primeiras amostras humanas modernas exibiam frequências semelhantes de exostoses para amostras humanas modernas, a condição era excepcionalmente comum em neandertais. Aproximadamente metade dos 23 restos de Neandertal examinados exibiram exostoses leves a severas, pelo menos duas vezes a frequência observada em quase qualquer outra população estudada.

Os autores sugerem que a explicação mais provável para este padrão é que estes neandertais gastaram uma quantidade significativa de tempo a recolher recursos em ambientes aquáticos.

No entanto, a distribuição geográfica das exostoses observadas nos neandertais não apresenta uma correlação definitiva com a proximidade de antigas fontes de água nem com climas mais frios como seria de se esperar. Os autores propõem que múltiplos fatores provavelmente estariam envolvidos nesta alta abundância de exostoses, provavelmente incluindo fatores ambientais, bem como predisposições genéticas.

“Uma frequência excepcionalmente alta de exostoses auditivas externas entre os neandertais e um nível mais modesto entre os humanos modernos do Paleolítico Superior anteriores indica uma maior frequência de recursos aquáticos. Em particular, reforça as habilidades de busca e a exploração e a diversidade de recursos dos Neandertais”, rematou o investigador.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PCTP/MRPP critica PCP e BE por terem votado todos orçamentos do PS

O PCTP/MRPP critica o PCP e o Bloco por terem apoiado o Governo de António Costa. Maria Cidália Guerreiro diz que país passou quatro anos a pagar dívida "impagável". O PCTP/MRPP critica o PCP e o …

Caçadores admitem criar partido político contra uma aliança PS-PAN

Um cenário de aliança entre PS e PAN depois das eleições de Outubro próximo originará o aparecimento de um novo partido político em Portugal. A promessa é da Fencaça — Federação Portuguesa de Caça que …

Governo ignorou recomendação parlamentar na auditoria feita ao Novo Banco

Mário Centeno e António Costa ignoraram a recomendação aprovada em Parlamento na sua auditoria ao Novo Banco. Os socialistas defendem que seria inconstitucional avaliar o desempenho do Banco de Portugal. Uma proposta do PSD aprovada em …

Avarias param 9 das 20 novas ambulâncias do INEM

Só entraram em serviço em abril, mas as novas ambulâncias do INEM já estão a dar problemas. Dos 20 novos veículos, apenas 11 estão a circular normalmente. As sirenes e as luzes desligam-se em andamento e …

Máfias e milícias responsáveis por incêndios da Amazónia, conclui relatório

As queimadas associadas aos desmatamento da Amazónia resultam em grande parte da ação violenta de redes criminosas, conclui um relatório da Human Rights Watch. Divulgado esta terça-feira, um relatório da Human Rights Watch conclui que as …

Benfica lança-se à 'Champions' com Lage a admitir mexer no ataque

O Benfica estreia-se hoje diante dos alemães do Leipzig na edição 2019/20 da Liga dos Campeões de futebol, competição em que tentará ultrapassar os 'fracassos' das duas anteriores épocas, nas quais foi eliminado na fase …

Itália. Matteo Renzi abandona o Partido Democrata e anuncia formação de novo partido

O ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi anunciou que vai deixar o Partido Democrata (PD), do qual era secretário-geral, para criar a sua própria formação, mas garantiu que o grupo continuará a apoiar o Governo de Giuseppe …

Tribunal Arbitral reduz suspensão de Neymar na Champions

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu a suspensão imposta pelo Comité de Disciplina da UEFA de três para dois jogos a Neymar. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) decidiu esta terça-feira reduzir a suspensão imposta …

Jerónimo admite "um ou outro descontente" interno e ataca arrivismo do PAN

Jerónimo de Sousa admitiu haver militantes descontentes com a participação na denominada "geringonça", embora frisando que o sentimento geral é de satisfação, e atacou algumas posições do PAN, defendendo que "Os Verdes" são o verdadeiro …

Brexit. Juncker recorda a Johnson que cabe ao Reino Unido apresentar propostas

O presidente da Comissão Europeia recordou na segunda-feira ao primeiro-ministro britânico que cabe ao Reino Unido apresentar "soluções legalmente operacionais" e compatíveis com o Acordo de Saída, reiterando a disponibilidade europeia para apreciar se estas …