/

Os neandertais já fabricavam cordões há 40.000 anos (antes do Homo Sapiens)

Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Recriação de uma cena da vida de um grupo de Neandertais

Uma equipa internacional de cientistas, liderada por especialistas do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) de Paris encontrou evidências da fabricação de cordas têxteis com mais de 40.000 anos num fragmento de pederneira no sítio neandertal de Abri du Maras, no sul de França.

A investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Scientific Reports, sugere que os neandertais já teciam estas cordas de tecido há 40.000 anos.

A análise microscópica levada a cabo nos fragmento encontrados mostra que os restos estavam interligados, provando uma modificação feita por humanos. A agência noticiosa espanhola Europa Press detalha que as fotografias revelaram três feixes de fibras entrelaçadas, amarradas de forma a criar um cordão.

Uma outra análise espectroscópica revelou que os fios em causa eram feitos a partir de celulose, recolhida, muito provavelmente, a partir de árvores coníferas.

Esta descoberta evidencia as habilidades cognitivas dos neandertais, que não só tinham conhecimentos sobre como entrelaçar as fibras, como também tinham um profundo entendimento do crescimento das árvores, frisam os cientistas.

A mesma descoberta, frisa a agência Lusa, contraria a tese de que os neandertais eram menos avançados tecnologicamente do que o Homo Sapiens.

O mesmo estudo observa que esta é a prova mais antiga conhecida da tecnologia têxtil.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.