Os neandertais já fabricavam cordões há 40.000 anos (antes do Homo Sapiens)

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Recriação de uma cena da vida de um grupo de Neandertais

Uma equipa internacional de cientistas, liderada por especialistas do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) de Paris encontrou evidências da fabricação de cordas têxteis com mais de 40.000 anos num fragmento de pederneira no sítio neandertal de Abri du Maras, no sul de França.

A investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Scientific Reports, sugere que os neandertais já teciam estas cordas de tecido há 40.000 anos.

A análise microscópica levada a cabo nos fragmento encontrados mostra que os restos estavam interligados, provando uma modificação feita por humanos. A agência noticiosa espanhola Europa Press detalha que as fotografias revelaram três feixes de fibras entrelaçadas, amarradas de forma a criar um cordão.



Uma outra análise espectroscópica revelou que os fios em causa eram feitos a partir de celulose, recolhida, muito provavelmente, a partir de árvores coníferas.

Esta descoberta evidencia as habilidades cognitivas dos neandertais, que não só tinham conhecimentos sobre como entrelaçar as fibras, como também tinham um profundo entendimento do crescimento das árvores, frisam os cientistas.

A mesma descoberta, frisa a agência Lusa, contraria a tese de que os neandertais eram menos avançados tecnologicamente do que o Homo Sapiens.

O mesmo estudo observa que esta é a prova mais antiga conhecida da tecnologia têxtil.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …