/

Os homens mais altos do mundo herdaram genes dos caçadores de mamutes

1

 

Caçadores da Idade da PedraOs homens mais altos do mundo, que residem em países como Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Croácia e Holanda, carregam a herança genética dos caçadores de mamutes do Paleolítico, apurou uma nova investigação científica.

A pesquisa, realizada por investigadores da Universidade Masaryk, na República Checa, analisou em particular 3207 estudantes homens da Bósnia e Herzegovina, com idades entre os 17 e os 20 anos.

“Juntamente com os holandeses, os montenegrinos e os dalmacianos (ou croatas), os homens da Herzegovina (183.4 cm) podem ser vistos como os mais altos do mundo“, realçam os autores do artigo publicado no jornal Royal Society Open Science.

Estes cientistas concluíram que, “uma vez que os padrões nutricionais e as condições sócio-económicas ainda são profundamente sub-óptimas, a mais provável explicação para esta altura excepcional reside em factores genéticos específicos associados com a propagação do haplogrupo I-M170 [do cromossoma] Y”.

A amostra mais antiga deste grupo genético pertence a “um indivíduo que viveu há 33 mil anos no sul da Itália”, explica o investigador que liderou o estudo, Pavel Grasgruber, citado pelo Seeker.

Segundo o cientista, os homens de países como a Bósnia e Herzegovina, o Montenegro, a Croácia e a Holanda, que são, em média, mais altos do que a maioria da restante população da Terra, têm traços genéticos que remontam à cultura Gravetiana do Paleolítico Superior que existiu há entre 50 mil a 10 mil anos na Europa.

“A Gravetiana é a cultura pré-histórica mais importante do Paleolítico Superior na Europa e é, por vezes, chamada de ‘cultura dos caçadores de mamutes’“, sublinha Grasgruber.

Estes caçadores pré-históricos terão crescido até aos 1,80 metros, algo que não é assim tão alto para os padrões actuais, mas que constitui uma altura surpreendente para o Paleolítico. Os seus contemporâneos Maias, por exemplo, tinham em média 1,60 metros.

Pavel Grasgruber acredita que o crescimento dos caçadores de mamutes está associado a uma combinação de vários factores de estilo de vida e de nutrição, nomeadamente ao consumo de carne e à falta de população.

“Temos razões para acreditar que o grande jogo da especialização na caça associado ao excedente de proteínas de alta qualidade e à baixa densidade populacional tenha criado condições ambientais que levaram à selecção de homens excepcionalmente altos“, salienta o investigador.

Ao que tudo indica, a força evolutiva que provocou essa altura excepcional fez sentir os seus efeitos no tempo até aos dias de hoje – através da herança genética que explica porque são os homens dos Balcãs os mais altos do mundo.

SV, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.