Os homens mais altos do mundo herdaram genes dos caçadores de mamutes

 

Caçadores da Idade da PedraOs homens mais altos do mundo, que residem em países como Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Croácia e Holanda, carregam a herança genética dos caçadores de mamutes do Paleolítico, apurou uma nova investigação científica.

A pesquisa, realizada por investigadores da Universidade Masaryk, na República Checa, analisou em particular 3207 estudantes homens da Bósnia e Herzegovina, com idades entre os 17 e os 20 anos.

“Juntamente com os holandeses, os montenegrinos e os dalmacianos (ou croatas), os homens da Herzegovina (183.4 cm) podem ser vistos como os mais altos do mundo“, realçam os autores do artigo publicado no jornal Royal Society Open Science.

Estes cientistas concluíram que, “uma vez que os padrões nutricionais e as condições sócio-económicas ainda são profundamente sub-óptimas, a mais provável explicação para esta altura excepcional reside em factores genéticos específicos associados com a propagação do haplogrupo I-M170 [do cromossoma] Y”.

A amostra mais antiga deste grupo genético pertence a “um indivíduo que viveu há 33 mil anos no sul da Itália”, explica o investigador que liderou o estudo, Pavel Grasgruber, citado pelo Seeker.

Segundo o cientista, os homens de países como a Bósnia e Herzegovina, o Montenegro, a Croácia e a Holanda, que são, em média, mais altos do que a maioria da restante população da Terra, têm traços genéticos que remontam à cultura Gravetiana do Paleolítico Superior que existiu há entre 50 mil a 10 mil anos na Europa.

“A Gravetiana é a cultura pré-histórica mais importante do Paleolítico Superior na Europa e é, por vezes, chamada de ‘cultura dos caçadores de mamutes’“, sublinha Grasgruber.

Estes caçadores pré-históricos terão crescido até aos 1,80 metros, algo que não é assim tão alto para os padrões actuais, mas que constitui uma altura surpreendente para o Paleolítico. Os seus contemporâneos Maias, por exemplo, tinham em média 1,60 metros.

Pavel Grasgruber acredita que o crescimento dos caçadores de mamutes está associado a uma combinação de vários factores de estilo de vida e de nutrição, nomeadamente ao consumo de carne e à falta de população.

“Temos razões para acreditar que o grande jogo da especialização na caça associado ao excedente de proteínas de alta qualidade e à baixa densidade populacional tenha criado condições ambientais que levaram à selecção de homens excepcionalmente altos“, salienta o investigador.

Ao que tudo indica, a força evolutiva que provocou essa altura excepcional fez sentir os seus efeitos no tempo até aos dias de hoje – através da herança genética que explica porque são os homens dos Balcãs os mais altos do mundo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …