Os espirros são como “mini-bombas atómicas” com um alcance maior do que pensávamos

As gotas e os fluídos ejetados num espirro ou através da tosse têm um alcance maior do que pensávamos, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Physics of Fluids, as micro-partículas ejetadas pelo nariz e boca através de um espirro ou tosse não só têm um alcance maior do que os cientistas pensavam, como vão muito além dos limites de distanciamento social impostos por causa da pandemia.

“Na maioria das nossas análise, as previsões do nosso modelo sugerem que as gostas maiores excedem consistentemente os intervalos horizontais de dois metros a partir da fonte antes de chegarem ao solo”, explicou o matemático e co-autor do estudo Emiliano Renzi, citado pelo portal de Ciência Science Alert.

Para chegar a esta conclusão, a equipa levou a cabo uma série de simulações, moldando a dinâmica de fluídos ejetados através da tosse e espirros.

 

Emiliano Renzi, juntamente com o seu aluno Adam Clarke, descobriram que a evolução da nuvem de humidade ejetada coincide com um fenómeno teórico da Física conhecido como anéis de vórtice flutuantes, utilizado para caracterizar a turbulência e a circulação de um vórtice em forma de toro num fluído ou gás.

O mesmo tipo de dinâmica é observado nas “nuvens cogumelo” das explosões nucleares.

“Nalguns casos, as gotas são impulsionadas a mais de 3,5 metros pelo vórtice flutuante, que atua como uma espécie de mini-bomba atómica“, diz Renzi.

“O nosso modelo também mostra que as gotas menores são carregadas para cima por este mini-vórtex e levam alguns segundos para atingir uma altura de 4 metros. A estas alturas, os sistemas de ventilação dos edifícios interferem na dinâmica da nuvem e pode ficar contaminados”, nota ainda o investigador.

Apesar de reconhecer que este modelo é baseado numa série de suposições matemáticas e que são necessárias mais investigações sobre o tema, a equipa sublinha que a investigação deixa claro que a distância social de dois metros pode não ser suficiente para prevenir a propagação de doenças que se transmitem através de partículas ejetadas pelo nariz ou boca, como é o caso da covid-19, causada pelo SARS-CoV-2.

 

“Recomendamos mudanças comportamentais e culturais nas populações para direcionar a tosse para o solo, além da utilização de coberturas de rosto, o que poderá ajudar a mitigar o risco de transmissão direta de curto alcance de vírus respiratórios”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mini bomba atómica? Mais respeito pelos mortos da II guerra Mundial. Que eu saiba um espirro não tem nada a ver com reacções entre átomos. Porquê comparar a uma mini bomba atómica??

RESPONDER

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …