“Os Doze Cemitérios do Diabo”. A controversa teoria das zonas de atividade paranormal

1

Library of Congress

Retrato de Ivan T. Sanderson.

Ivan T. Sanderson descreveu vórtices espalhados pelo mundo onde aconteciam fenómenos paranormais, sendo o mais famoso deles o Triângulo das Bermudas.

Em 1970, o cientista britânico Ivan T. Sanderson escreveu o artigo “Os Doze Cemitérios do Diabo ao Redor do Mundo”, publicado na revista Saga.

Na sua teoria, Sanderson descrevia aquilo que chamava de ‘vórtices vis’, áreas que apresentam anomalias naturais devido aos campos eletromagnéticos naturais do planeta serem mais fortes nessas zonas.

Cada vórtice está espalhado igualmente pela superfície da Terra, formando uma figura geométrica conhecida como icosaedro, composto por 20 faces.

Sanderson sugeria que aeronaves e barcos desapareceram no Mar do Diabo por causa de uma dobra no espaço-tempo, aberrações gravitacionais ou magnéticas, extraterrestres ou seres marítimos misteriosos.

A mais conhecida das áreas referidas por Sanderson, assim como a que inicialmente despertou o seu interesse, foi o Triângulo das Bermudas. É sugerido que o Triângulo das Bermudas contém um vórtice formado por fortes campos eletromagnéticos que suga as aeronaves que passam por aquela rota aérea no Atlântico.

Os restantes vórtices, escreve o HistoryDaily, são Anomalia do Atlântico Sul, vulcão Hamakulia, Megalitos da Ilha de Páscoa, Megalitos Argelinos, Megalitos de Zimbabué, Monte dos Mortos, Bacia de Wharton, Mar do Diabo, a Fossa das Novas Hébridas e os polos Norte e Sul.

Larry Kusche, que rastreou as histórias do Mar do Diabo até às suas fontes originais, descobriu que os fenómenos do Mar do Diabo foram inventados e nada mais eram do que um exagero baseado na perda de vários barcos de pesca durante um período de cinco anos.

Os únicos dados que Sanderson oferece como evidências concretas são relatórios de aviadores profissionais, que afirma serem corroborados por registos oficiais, como por exemplo aviões a chegarem incrivelmente cedo e outras anomalias de tempo.

Sanderson não apresenta exemplos específicos, mas afirma que ocorrem com frequência em alguns dos doze vórtices.

ZAP //

1 Comment

  1. Isto é muito interessante…
    Ter discussões sobre assuntos que ainda nem sequer estão provados, é como discutir sobre sobre a composição e efeitos dos feitiços em Harry Potter, como se de coisas factuais se tratassem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.