Os cientistas ignoraram os clitóris durante anos. Agora, descobriram um mundo novo

Mario Lutz / Wikimedia

A cobra Naja philippinensis

As vidas sexuais por vezes espantosas dos animais estão bem documentadas, sobretudo a enorme variedade de estruturas penianas. Por exemplo, os patos têm pénis em forma de saca-rolhas, e as equidnas (também conhecidas como tamanduás) têm um pénis de quatro cabeças. Mas e os genitais femininos?

Durante centenas de anos, os cientistas assumiram que a maioria dos animais não tinha um clítoris. Mas novas descobertas estão a revelar como os órgãos sexuais femininos são tão interessantes e variados como os masculinos.

Os órgãos genitais femininos espelham frequentemente os dos machos — os órgãos genitais das fêmeas apresentam também uma forma de saca-rolhas — e co-evolvem-se para promover uma transferência de esperma bem sucedida. Mas acontece que os cientistas muitas vezes ignoram ou sentem a falta do clítoris por completo.

Embora o clítoris tenha sido documentado em algumas espécies de lagartos, incluindo osgas e lagartos-monitores, nunca tinha sido estudado antes em cobras, pelo que muitos cientistas assumiram que não havia nenhum.

No entanto, a investigação publicada em dezembro de 2022 revelou que as cobras não têm uma, mas duas, localizadas debaixo da cauda. Errado como glândulas de cheiro durante muitos anos, o clítoris existe em cobras, e é composto por duas partes ligadas.

Uma vez que os cientistas o procuraram, o clítoris (conhecido como hemiclitore em cobras e lagartos) foi na realidade encontrado em nove espécies de cobras, de quatro famílias diferentes, incluindo a víbora cantil, a víbora da morte e a pitão do tapete. É constituída por tecido eréctil e terminações nervosas, o que indica que é mais do que apenas um pénis subdesenvolvido e provavelmente tem uma função reprodutiva.

Porque é que sabemos tão pouco sobre clítoris?

Ao longo dos anos ciência, a ciência foi dominada por homens, que não estavam tão interessados na anatomia feminina como estavam na anatomia masculina. E um pénis é mais óbvio do que um clítoris, o que facilita o estudo.

Até recentemente, não era de todo socialmente aceitável falar sobre o clítoris. Os guias de caça às bruxas da Idade Média referiam-se a ele como a “mama do diabo” e afirmavam que apenas as bruxas tinham uma.

O tabu é em grande parte porque o clítoris é um órgão sexual, conhecido por dar prazer aos humanos. De facto, a literatura francesa do século XVII referia-se ao clítoris como a “gaude mihi”, o que se traduz, grosso modo, por “agrada-me“.

O clítoris é uma região com milhares de terminações de células nervosas, o que a torna altamente sensível. É formado a partir do mesmo tecido que o pénis, por isso, quando é despertado, fica ingurgitado e incha de tamanho. Quando um pénis ou clítoris é estimulado, provoca contrações musculares. Estas podem resultar em ejaculação nos machos, mas e nas fêmeas?

Uma vez que se comece a procurar

O clítoris é mais perceptível em certas espécies, tais como crocodilos e primatas não humanos como os capuchins, e tende a ser posicionado de forma a criar estímulos durante a cópula (mais uma vez, provavelmente para aumentar o sucesso reprodutivo). Na verdade, em espécies como coelhos e camelos, onde a ovulação precisa de ser induzida pela cópula, é possível que a estimulação do clítoris possa causar a ovulação.

Vários estudos têm observado que os primatas fêmeas, tais como os macacos, experimentam orgasmos, tanto durante a cópula como através de auto-estimulação ou encontros homossexuais. Isto também é verdade para os bonobos que se entregam a encontros homossexuais e heterossexuais por prazer, para manter laços de par ou para resolver encontros agressivos.

Nestas espécies, bem como nos golfinhos, o clítoris é relativamente grande em comparação com outros animais, o que torna a estimulação homossexual mais fácil. Em algumas espécies, incluindo o macaco-aranha, o clítoris é tão grande que pode assemelhar-se a um pénis.

Contudo, o clítoris mais notável é o da hyaena manchada. As fêmeas urinam e dão à luz através do seu enorme clítoris tipo pénis, e até sinalizam dominância com ereções.

À maioria das aves falta um pénis ou um clitóris. Em vez disso, têm um único orifício chamado cloaca que é usado para defecação, bem como para reprodução tanto em machos como em fêmeas. Contudo, algumas espécies de aves machos, como a avestruz, têm um pénis. Curiosamente, a avestruz fêmea tem um clítoris para complementar o pénis dos machos.

Portanto, é provável que onde quer que haja um pénis, haja também um clítoris.