Os cães conseguem entender até 215 palavras e frases

Desde de que os animais foram domesticados, os donos de cães têm-se questionado: “o meu animal de estimação entende-me”? De acordo com um novo estudo, os caninos são capazes de compreender mais palavras do que poderíamos pensar.

Um grupo de investigadores canadianos que estudou 165 cães e os seus respetivos donos, descobriram que os animais compreendem de 15 a 215 palavras e frases. Em média, os animais de estimação podiam entender 89 palavras, o mesmo número de um bebe de 18 meses.

As investigadoras Catherine Reeve e Sophie Jacques, do departamento de Psicologia e Neurociência da Universidade Dalhousie, associaram a capacidade de aprendizagem dos animais ao relacionamento próximo com os humanos.

Segundo as autoras do estudo devido à sua evolução na história e proximidade com os humanos, os cães domésticos aprenderam a responder aos estímulos verbais e não-verbais dos humanos a um nível incomparável com outras espécies.

O estudo, publicado em novembro na Applied Animal Behaviour Science, concluiu que os cães são particularmente fortes a responder a ordens, ao contrário de palavras que remetem a objetos. Quase todos os cães respondiam ao seu próprio nome e ordens básicas como: “anda, desce, fica, espera, não, ok, deixa”.

Segundo a Sky, a maioria dos cães abanava a cauda ao ouvir frases de elogio como “linda menina” ou “lindo menino”, enquanto apenas uma pequena parte dos caninos estudados reagiu a ordens menos comuns como “sussurra”, ou “alto”.

O estudo divulgou uma lista de palavras às quais os cães responderam de forma consistente. Inclui várias frases que a maioria das pessoas já espera, como “vê” e “senta” e exemplos surpreendentes como “vácuo”, “lago” e “pasta de amendoim”.

Os investigadores dizem também que “os cães parecem variar muito, não apenas no número, mas também nos tipos de palavras às quais supostamente respondem”.

E embora alguns donos possam discordar, os investigadores reconheceram que os animais podem simplesmente ter aprendido a responder corretamente às palavras e ordens que ouvem, embora possam não entender totalmente o seu significado.

Segundo a BBC, o estudo também permitiu concluir que a reação dos cães aos estímulos dos donos varia com a sua raça. Os pastores alemães ou australianos e os collies, por exemplo, parecem compreender mais palavras que outras raças.

Também cães de companhia como os chihuahuas, spaniels ou caniches estão no topo da lista dos que melhor compreendem os seus donos.

Mas são ainda necessários estudos adicionais para tirar a limpo se a diferença é entre as raças de cães, ou entre os donos de raças diferentes de cães.

Inês Costa Macedo, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.