Os cães compreendem o que lhes dizemos

Os cães têm a capacidade de distinguir palavras e a entoação da fala humana através de regiões cerebrais semelhantes às que os seres humanos usam.

Uma pesquisa da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, permitiu aos investigadores concluir que a aprendizagem do vocabulário não parece ser uma capacidade exclusivamente humana, mas sim uma função mais antiga que pode ser explorada para ligar sequências sonoras arbitrárias de significados.

Associação Norte-Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) descreve que as palavras são os blocos de construção básicos da língua humana, mas quase nunca são encontradas em comunicações vocais não humanas. A entoação, por sua vez, é uma outra maneira de transmitir informação através da fala. Por exemplo, os elogios tendem a ser transmitidos num tom mais alto e variável.

Os seres humanos usam ambos os mecanismos para se comunicarem – até mesmo quando estão a falar com os seus cães. Mas será que os animais conseguem entender? A resposta é sim, de acordo com esta investigação, publicada na revista Science.

No estudo, os cães foram expostos a gravações de vozes dos seus donos, conforme estes usavam várias combinações de vocabulário e de entoação. Por exemplo, elogios com uma entoação de elogio, elogios com entoação neutra, palavras neutras com entoação de elogio e palavras neutras com entoação neutra.

Os investigadores utilizaram a técnica de ressonância magnética funcional para analisar a actividade cerebral dos cães enquanto escutavam cada combinação.

Os resultados revelaram que, independentemente da entoação, os animais processaram o vocabulário, reconheceram cada palavra distinta e, ainda, o fizeram de uma forma similar aos seres humanos, usando o hemisfério esquerdo do cérebro.

Os cientistas descobriram ainda que, assim como os humanos, os cães processaram a entoação separadamente do vocabulário, nas regiões auditivas no hemisfério direito do cérebro.

Por fim, a equipa descobriu que os cães, à semelhança dos seres humanos, invocaram tanto o significado da palavra quanto a entoação para processar o valor dos enunciados.

Ou seja, os cães parecem compreender tanto as palavras como a entoação humanas.

“Isto demonstra que os cães não só separam o que dizemos de como o dizemos, mas que também podem combinar as duas coisas para um correcta interpretação do que essas palavras significam realmente”, explica o principal autor do estudo, Attila Andics.

Os autores observam que é possível que forças selectivas durante a domesticação dos cães tenham levado ao aparecimento da estrutura cerebral subjacente a esta capacidade nos animais.

Apesar disso, a rápida evolução das assimetrias hemisféricas relacionadas com a fala nos cães é improvável. Logo, os seres humanos continuam a ser únicos na sua capacidade de inventar palavras.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cada vez gosto mais de animais, especialmente cães. São fiéis, amigos, protetores da família. Bem melhores que muita gente de trampa que por aí anda.
    Quanto à questão do entendimento / compreensão referido no artigo, bom, só reforça o que eu já pensava sobre os cães.

RESPONDER

Países reinventam turismo. No México, hotéis oferecem 2 noites por cada 2 pagas

A pandemia de covid-19, que já matou mais de 350 mil pessoas em todo o mundo, pôs travão ao turismo mas já há países que preparam a retoma do setor com muitas ofertas e até …

Mais de mil condutores ficaram sem carta por perda de pontos

Mais de mil condutores ficaram sem carta de condução por perderem pontos, avança o Jornal de Notícias, dando conta que quase 300 pessoas tiveram que voltar à escola de condução para voltarem a ter permissão …

Confinado num hotel de luxo, funcionário abre 1400 torneiras a cada cinco dias

O diretor de engenharia do hotel W Barcelona, em Espanha, está a viver sozinho no estabelecimento turístico para garantir o seu pleno funcionamento até ao dia da reabertura. No âmbito das medidas impostas pelo Governo espanhol para …

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …