/

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

1

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem.

A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe uma série de comportamentos para evitar os seus predadores, como a vigilância e fuga.

Contudo, e de acordo com a nova investigação liderada por Benjamin Geffroy, do Instituto para a Biodiversidade Marinha, Exploração e Conservação (MARBEC), em Itália, estes comportamentos diminuem rapidamente depois de os animais entrarem em contacto com o Homem através de espaços de cativeiro ou da domesticação.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram os resultados de 173 estudos que passaram pela revisão de pares e versaram sobre as características anti-predatórias – comportamentais e fisiológicas – em 102 espécies de mamíferos, aves, répteis, peixes e moluscos mantidos em cativeiro ou urbanizados

Os cientistas descobriram que o contacto com humanos levou a uma rápida perda das características anti-predatórias dos animais mas, em simultâneo, a variabilidade entre os indivíduos aumentou inicialmente, diminuindo depois ao longo das gerações das espécies em contacto com os humanos.

Os autores do novo estudo, cujos resultados foram publicados na revista PLOS Biology, assumem que este processo de duas etapas é causado pela redução da pressão da seleção natural que resulta do facto de viverem num ambiente mais seguro, segue-se depois a seleção artificial pelo Homem para a docilidade no caso da domesticação. 

“Embora seja conhecido que a proteção humana diminui as capacidades anti-predatórias dos animais, não sabíamos quão rápido [este fenómeno] acontecia e até que ponto esta situação é comparável entre contextos”, disse Geffroy, citado em comunicado.

“Acreditamos que estes fenómenos devem ser investigados sistematicamente para traçar um padrão global do que esta a acontecer a nível individual. Precisamos de mais dados para entender se ocorre também com a mera presença de turistas”, rematou.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.