Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem.

A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe uma série de comportamentos para evitar os seus predadores, como a vigilância e fuga.

Contudo, e de acordo com a nova investigação liderada por Benjamin Geffroy, do Instituto para a Biodiversidade Marinha, Exploração e Conservação (MARBEC), em Itália, estes comportamentos diminuem rapidamente depois de os animais entrarem em contacto com o Homem através de espaços de cativeiro ou da domesticação.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram os resultados de 173 estudos que passaram pela revisão de pares e versaram sobre as características anti-predatórias – comportamentais e fisiológicas – em 102 espécies de mamíferos, aves, répteis, peixes e moluscos mantidos em cativeiro ou urbanizados

Os cientistas descobriram que o contacto com humanos levou a uma rápida perda das características anti-predatórias dos animais mas, em simultâneo, a variabilidade entre os indivíduos aumentou inicialmente, diminuindo depois ao longo das gerações das espécies em contacto com os humanos.

Os autores do novo estudo, cujos resultados foram publicados na revista PLOS Biology, assumem que este processo de duas etapas é causado pela redução da pressão da seleção natural que resulta do facto de viverem num ambiente mais seguro, segue-se depois a seleção artificial pelo Homem para a docilidade no caso da domesticação. 

“Embora seja conhecido que a proteção humana diminui as capacidades anti-predatórias dos animais, não sabíamos quão rápido [este fenómeno] acontecia e até que ponto esta situação é comparável entre contextos”, disse Geffroy, citado em comunicado.

“Acreditamos que estes fenómenos devem ser investigados sistematicamente para traçar um padrão global do que esta a acontecer a nível individual. Precisamos de mais dados para entender se ocorre também com a mera presença de turistas”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …