Os animais que migram vivem rápido e morrem jovens

J. Kelly / Wikimedia

Um novo estudo concluiu que as espécies migratórias desenvolvem-se mais rápido, reproduzem mais cedo e morrem mais jovens.

Uma recente investigação, que analisou mais de 1.000 espécies de pássaros e mamíferos, debruçou-se sobre as associações entre as estratégias migratórias e as histórias de vidas dos animais.

Segundo a agência espanhola Sinc, os cientistas descobriram que os animais migratórios vivem rápido e morrem jovens. Por outras palavras, as espécies migratórias desenvolvem-se mais rápido, reproduzem-se mais cedo e morrem mais jovens do que as espécies residentes semelhantes.

Ao priorizar a reprodução em vez da sobrevivência, as espécies de “vida rápida” têm o potencial de aumentar em número mais rapidamente, o que pode equilibrar os custos de energia de longo prazo e os riscos de migração de curto prazo.

O artigo científico, recentemente publicado na Nature Communications, indica ainda que as espécies migratórias que caminham e nadam são, normalmente, maiores do que os seus parentes residentes. Os autores acreditam que a razão reside no facto de só animais grandes poderem armazenar energia suficiente e usá-la de forma eficiente para possibilitar grandes migrações terrestres e oceânicas.

Já as espécies migratórias que voam são mais pequenas. A razão é a mesma: entre as espécies voadoras, acontece o oposto, já que o tamanho grande torna o voo mais caro em termos de energia.

As descobertas podem explicar o motivo pelo qual muitas espécies migratórias estão em declínio, uma vez que vidas “mais rápidas” podem tornar os animais menos capazes de se adaptarem às mudanças nos habitats e no clima.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …

Mais 9 mortes e 1.190 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou esta segunda-feira 1.190 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal regista esta segunda-feira nove mortes atribuídas à covid-19, 1.190 novos casos …

Jerónimo de Sousa insiste na valorização salarial como “compromisso do PCP”

O secretário-geral do PCP insistiu hoje na necessidade de aumento dos salários e na valorização de carreiras e profissões, “compromisso do PCP”, afirmando que a pandemia da covid-19 é utilizada como “pretexto” para abusos laborais. “O …