Teremos finalmente encontrado a origem da vida na Terra? Cientistas acreditam que sim

2

Investigadores acreditam ter descoberto as reações químicas que levaram ao início da vida na Terra. O dióxido de carbono foi crucial, mas precisou de ajuda.

Como é que surgiu a vida na Terra? A resposta para esta pergunta não é única e está longe de ser consensual. Aos poucos, a ciência progride e tenta encontrar uma teoria que explique como é que os blocos moleculares dos nossos primeiros antepassados unicelulares surgiram.

Agora, uma equipa de cientistas descobriu uma nova série de reações químicas que poderiam ter produzido esses tais bloco moleculares na Terra, há muitos mil milhões de anos.

“Criamos um novo paradigma para explicar essa mudança da química prebiótica para a química biótica”, disse Ramanarayanan Krishnamurthy, do Scripps Research Institute, citado pela ScienceAlert. “Achamos que o tipo de reação que descrevemos é provavelmente o que poderia ter acontecido na Terra primitiva”.

Para perceber como é que esta mudança pode ter ocorrido, os investigadores pegaram no que sabem sobre processos biológicos e tentaram recriá-los em laboratório usando a química da Terra na altura.

As evidências sugerem que uma das moléculas presentes era o cianeto. Embora mortal para consumo, pode ter sido possivelmente crucial para o surgimento da vida na Terra.

Krishnamurthy et al / Nature Chemistry

Os α-cetoácidos são moléculas que reagem com azoto e enzimas para produzir os aminoácidos. Embora provavelmente tivessem existido na Terra primitiva, as enzimas não existiam, o que levou os cientistas à conclusão de que os aminoácidos devem-se ter formado a partir de aldeídos. A questão é que esta teoria levanta uma série de outros problemas.

Assim, os investigadores pensaram que pode haver um caminho pelo qual os α-cetoácidos podem formar aminoácidos sem a presença de enzimas.

Os autores adicionaram amónio, um composto de azoto e hidrogénio também presente na Terra primitiva. A chave acabou por ser o dióxido de carbono.

“Estávamos à espera que fosse muito difícil descobrir isto, e acabou por ser ainda mais simples do que imaginávamos”, disse Krishnamurthy. “Se misturarmos apenas o cetoácido, cianeto e amónio, ele simplesmente fica lá. Assim que adicionamos dióxido de carbono, mesmo pequenas quantidades, a reação ganha velocidade”.

Os cientistas concluem então que o dióxido de carbono foi fundamental para o surgimento da vida na Terra, embora não tenha agido sozinho. Isto só foi possível graças à combinação com outros elementos.

Os resultados foram publicados, este mês, na revista científica Nature Chemistry.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Há milhões de anos, tentando perceber como começou a vida, a muitas conclusões já se chegou!
    Agora conclui-se, afinal parece ter sido uma mistura!
    Na “época” quando foi dado inicio ao “processo”, quem terá misturado os ingredientes respetivos, tão certeiros, para uma OBRA tão incrivelmente maravilhosa!
    Obra do acaso, claro!
    Deixar tudo ao acaso, afinal não cria caus, cria maravilhas!
    Não fora a mistura ter criado o homem com a sua mente tão destrutiva e a obra teria sido completamente perfeita!

    • Albert Einstein, ateu assumido. Sobre este acaso tão espantoso! Houve uma altura a propósito da precisão do eixo da terra, que disse: Teve que haver uma mão poderosa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.