Descobertos organismos diferentes de todas as formas de vida até agora conhecidas

jacilluch / Flickr

Organismos diferentes de todas as formas de vida até agora conhecidas descobertos

Cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram uma série de milhares de organismos tão únicos que não se encaixam em nenhum filo existente.

Na árvore da vida, os seres compartilham entre si características que os fazem pertencer a determinadas categorias. Por exemplo, os humanos possuem em comum com uma variedade de outras criaturas a espinha dorsal.

Esta única característica compartilhada é suficiente para agrupar com cães, peixes e lagartos. A cada um destes grupos, os cientistas chamam filo.

Agora, cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram uma série de milhares de organismos tão únicos que não se encaixam em nenhum filo existente.

No estudo publicado na revista científica Nature Microbiology, os cientistas utilizaram uma técnica relativamente nova conhecida como metagenomica, que envolve o sequenciamento de todo o ADN na amostra de um ambiente – sujidade, água, fezes, entre outros – para produzir o metagenoma da amostra.

De uma base de dados internacional de mais de 1.500 metagenomas, a equipa reconstruiu os genomas individuais de 7.280 novas bactérias e 623 novas arqueias.

Destes microrganismos, cerca de um terço eram diferentes de qualquer coisa que os cientistas já tinham visto antes, garantindo a criação de 17 novos filos bacterianos e 3 novos filos arqueanos.

“O valor real desses genomas é que muitos são evolutivamente distintos de genomas previamente recuperados”, afirma o principal autor do estudo, Gene Tyson. “Aumentam a diversidade evolutiva abrangida por árvores bacterianas e arqueanas em mais de 30%, e são os primeiros representantes dentro de 20 novos filos”.

Os microrganismos são notoriamente difíceis de estudar. Os cientistas só conseguiram cultivar com êxito 1 a 2% de todas as bactérias e arqueias conhecidas em laboratório, portanto, analisá-las nas suas condições naturais através da metagenomica pode ser a única maneira de estudar o resto.

E isso é importante porque, embora sejam muito pequenos, esses micróbios têm um enorme impacto no mundo.

Atualmente, a resistência a antibióticos é um problema global de proporções épicas. Os micróbios descobriram como se adaptar aos remédios prescritos para tratar diversos problemas de saúde, e essa resistência mata milhares de pessoas todos os anos.

Novas formas de antibióticos são quase exclusivamente descobertas em bactérias e fungos, de modo que as novas espécies descobertas pelos cientistas australianos poderiam eventualmente ser desenvolvidas em melhores drogas efetivas contra essas “superbactérias”.

Também existem usos industriais e ambientais para micróbios, como na criação de fertilizantes para agricultura e na fabricação de corantes, detergentes e outros produtos, bem como no combate a mudanças climáticas, com bactérias que consomem carbono, por exemplo.

Além dos muitos usos potenciais para esses organismos recentemente identificados, a mera descoberta é emocionante pelo que pode dizer sobre o mundo em que vivemos.

“Todas as questões que temos sobre a evolução – quem foi o nosso último ancestral comum, quando ocorreu o metabolismo do metano, quando os organismos que produziram oxigénio evoluíram – podem ser melhor respondidas se tivermos mais genomas para olhar e uma árvore mais detalhada para estudar“, disse o investigador Donovan Parks.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Temos de admitir a possibilidade que todos os meteoritos provenientes do espaço sideral que anualmente entram na atmosfera terrestre, podem, alguns deles, albergar no seu interior bactérias ou microorganismos extraterrestres que se podem adaptar, eventualmente, às condições do ambiente terrestre e evoluirem favorávelmente. Quero com isto dizer que, muitas das bactérias que proliferam pelo planeta terra, podem ter origem extraterrestre.

    • Até nós podemos ter origem extraterrestre. Há muitos cientistas que defendem que tal poderá ser verdade e a vida na Terra ser importada de outros planetas onde deixou de ser possível. Obviamente que não foram os seres humanos que se deslocaram milhões de anos luz mas sim pequenas partículas que posteriormente originaram toda a evolução da vida.

RESPONDER

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …