Descobertos organismos diferentes de todas as formas de vida até agora conhecidas

jacilluch / Flickr

Organismos diferentes de todas as formas de vida até agora conhecidas descobertos

Cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram uma série de milhares de organismos tão únicos que não se encaixam em nenhum filo existente.

Na árvore da vida, os seres compartilham entre si características que os fazem pertencer a determinadas categorias. Por exemplo, os humanos possuem em comum com uma variedade de outras criaturas a espinha dorsal.

Esta única característica compartilhada é suficiente para agrupar com cães, peixes e lagartos. A cada um destes grupos, os cientistas chamam filo.

Agora, cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram uma série de milhares de organismos tão únicos que não se encaixam em nenhum filo existente.

No estudo publicado na revista científica Nature Microbiology, os cientistas utilizaram uma técnica relativamente nova conhecida como metagenomica, que envolve o sequenciamento de todo o ADN na amostra de um ambiente – sujidade, água, fezes, entre outros – para produzir o metagenoma da amostra.

De uma base de dados internacional de mais de 1.500 metagenomas, a equipa reconstruiu os genomas individuais de 7.280 novas bactérias e 623 novas arqueias.

Destes microrganismos, cerca de um terço eram diferentes de qualquer coisa que os cientistas já tinham visto antes, garantindo a criação de 17 novos filos bacterianos e 3 novos filos arqueanos.

“O valor real desses genomas é que muitos são evolutivamente distintos de genomas previamente recuperados”, afirma o principal autor do estudo, Gene Tyson. “Aumentam a diversidade evolutiva abrangida por árvores bacterianas e arqueanas em mais de 30%, e são os primeiros representantes dentro de 20 novos filos”.

Os microrganismos são notoriamente difíceis de estudar. Os cientistas só conseguiram cultivar com êxito 1 a 2% de todas as bactérias e arqueias conhecidas em laboratório, portanto, analisá-las nas suas condições naturais através da metagenomica pode ser a única maneira de estudar o resto.

E isso é importante porque, embora sejam muito pequenos, esses micróbios têm um enorme impacto no mundo.

Atualmente, a resistência a antibióticos é um problema global de proporções épicas. Os micróbios descobriram como se adaptar aos remédios prescritos para tratar diversos problemas de saúde, e essa resistência mata milhares de pessoas todos os anos.

Novas formas de antibióticos são quase exclusivamente descobertas em bactérias e fungos, de modo que as novas espécies descobertas pelos cientistas australianos poderiam eventualmente ser desenvolvidas em melhores drogas efetivas contra essas “superbactérias”.

Também existem usos industriais e ambientais para micróbios, como na criação de fertilizantes para agricultura e na fabricação de corantes, detergentes e outros produtos, bem como no combate a mudanças climáticas, com bactérias que consomem carbono, por exemplo.

Além dos muitos usos potenciais para esses organismos recentemente identificados, a mera descoberta é emocionante pelo que pode dizer sobre o mundo em que vivemos.

“Todas as questões que temos sobre a evolução – quem foi o nosso último ancestral comum, quando ocorreu o metabolismo do metano, quando os organismos que produziram oxigénio evoluíram – podem ser melhor respondidas se tivermos mais genomas para olhar e uma árvore mais detalhada para estudar“, disse o investigador Donovan Parks.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Temos de admitir a possibilidade que todos os meteoritos provenientes do espaço sideral que anualmente entram na atmosfera terrestre, podem, alguns deles, albergar no seu interior bactérias ou microorganismos extraterrestres que se podem adaptar, eventualmente, às condições do ambiente terrestre e evoluirem favorávelmente. Quero com isto dizer que, muitas das bactérias que proliferam pelo planeta terra, podem ter origem extraterrestre.

    • Até nós podemos ter origem extraterrestre. Há muitos cientistas que defendem que tal poderá ser verdade e a vida na Terra ser importada de outros planetas onde deixou de ser possível. Obviamente que não foram os seres humanos que se deslocaram milhões de anos luz mas sim pequenas partículas que posteriormente originaram toda a evolução da vida.

RESPONDER

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …

"Ninguém quer trabalhar" na Casa Pia. Pais em protesto devido à falta de pessoal

Os pais e encarregados de educação do Centro Educativo e Desenvolvimento D. Maria Pia, em Lisboa, vão entregar na segunda-feira um abaixo-assinado à tutela para pedir a abertura de concursos externos para reforço de pessoal …

Trump elogiou Erdogan, depois de uma reunião que descreveu como "maravilhosa e produtiva"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, elogiou na quarta-feira o seu relacionamento com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. Os dois líderes encontraram-se para tentar superar várias diferenças, incluindo a situação na Síria e a compra …

MH17. Novas provas revelam contactos frequentes entre a Rússia e separatistas ucranianos

A equipa internacional que conduziu a investigação sobre a queda do voo MH17 em 2014 no leste da Ucrânia divulgou novas provas que apontam para contactos muito frequentes entre a Rússia e os rebeldes separatistas …

Imunidade diplomática deixa em liberdade suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico

O suspeito de homicídio, na forma tentada, ficou em liberdade depois de ter apresentado o passaporte diplomático às autoridades, que impede que seja detido ou constituído arguido. De acordo com a TVI24, um alto responsável da …

Zivkovic quer rescindir contrato com o Benfica

O extremo sérvio quer chegar a acordo com o Benfica para ficar livre a ano e meio do final do seu contrato mas, pelos vistos, a SAD encarnada nem quer ouvir falar dessa hipótese. De acordo …

Cigarros eletrónicos. Primeiro duplo transplante de pulmões feito em jovem de 17 anos em situação de "morte iminente"

Em risco de "morte iminente" por lesões causadas pelo uso de cigarros eletrónicos, um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan. Este caso é considerado …

Parlamento Europeu levanta imunidade do eurodeputado José Manuel Fernandes

O Parlamento Europeu decidiu levantar a imunidade ao eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes, após um pedido feito pela justiça e pelo próprio, relativo a uma eventual ação judicial por um alegado crime de prevaricação. Em …

"Agiu de forma premeditada". Mãe que deixou bebé no lixo vai continuar presa

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou esta quinta-feira o pedido de habeas corpus para a libertação da jovem de 22 anos que terá deixado o seu filho recém-nascido num caixote do lixo em Lisboa. A …