Ordem dos Médicos está a avaliar uso de medicamento não testado para travar Covid-19

Miguel Guimarães / Facebook

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos

Portugal pode tornar-se no segundo país do mundo a usar hidroxicloroquina como forma de prevenção de Covid-19. A Ordem dos Médicos (OM) estará a estudar essa possibilidade, de acordo com o Expresso.

O semanário refere que a OM consultou um “grupo de peritos” para averiguar sobre “a possibilidade da utilização preventiva de hidroxicloroquina para conter a expansão da pandemia de Covid-19 em Portugal”.

O assunto continuará em cima da mesa e já terá chegado aos ouvidos do Presidente da República, mas haverá ainda uma divisão entre as autoridades de saúde nacionais quanto ao uso da substância.

A hidroxicloroquina tem sido utilizada, desde há décadas, para tratar doenças auto-imunes como o Lúpus, bem como para tratar a artrite reumatóide. Trata-se de uma substância muito tóxica, mas que poderá ajudar a proteger pessoas de maior risco de infecção de Covid-19.

Diminuindo o tempo de permanência do vírus no organismo, o fármaco retarda a propagação da doença e, desta forma, poderia funcionar como um substituto para uma vacina “, analisa o Expresso, salientando, contudo, que ainda não há consenso entre as autoridades de saúde em Portugal quanto ao seu uso.

O ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, no Porto, António Ferreira, defendeu o uso do fármaco como forma de prevenção num artigo de opinião no Jornal de Notícias. “O risco-benefício é francamente favorável”, justifica agora em declarações ao semanário.

António Ferreira recomenda a substância para “todos os doentes que não apresentem contra-indicações para tratamento com hidroxicloroquina e que tenham diagnóstico clínico de infecção, confirmado ou não por teste laboratorial”. O médico refere que devem receber “o tratamento precoce com esta substância, quer estejam internados ou em casa”. Além disso, diz que também “os seus contactos e as pessoas com risco elevado de mau prognóstico para a Covid-19, nomeadamente os idosos, e também os profissionais de saúde que tratam de doentes infectados e os efectivos das forças de segurança” o deveriam tomar.

O bastonário da OM, Miguel Guimarães, fala de uma “medida revolucionária”, em declarações ao Expresso, mas alerta que é preciso tomar todos os cuidados para que não haja uma corrida às farmácias em busca do medicamento.

Foi isso que aconteceu nos EUA depois de Donald Trump ter falado da hidroxicloroquina como um potencial “game changer“, apresentando-a como uma solução que poderia terminar com a pandemia.

Há dias, foi reportada uma morte nos EUA, no estado do Arizona, depois de um homem ter tomado fosfato de cloroquina para prevenir a infecção. Aquela substância é, habitualmente, utilizada para limpar aquários.

Em Portugal, a hidroxicloroquina já é usada no tratamento de doentes com Covid-19 por indicação da Direcção-Geral da Saúde, mas não de forma preventiva como a OM projecta fazer.

O Expresso constata que o uso do fármaco pode começar “sob a forma de um ensaio clínico” com voluntários, médicos e enfermeiros com idades mais avançadas como cobaias.

A Índia é o único país do mundo que utiliza a substância como forma de prevenção da Covid-19.

Em França, o Ministério da Saúde já deu o aval ao uso do fármaco por parte dos médicos quando o considerem relevante, enquanto a Agência Espanhola de Medicamentos desaconselha o seu uso fora de ensaios clínicos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O mundo dos fármacos é um pantanal de interesses! Tanta relutância na utilização de um fármaco já conhecido porquê? Se tem efeitos secundários perigosos porque se usa noutras doenças? Se não, qual o problema de o usar no covid? Pode não resultar? Qual é o problema? Os antivirais que estão a ser usados foram testados neste vírus durante 18 meses? Claro que não! Então porque tanta relutância na cloroquina ??

  2. Sim e também morreram nao sei quantas pessoas ao tomar isso depois de ele publicar, faz mal a pessoas de mais de 65 anos tomem juizo

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …