Opositor Alexei Navalny novamente preso na Rússia

O opositor russo Alexei Navalny anunciou esta quarta-feira que foi preso em Moscovo, numa altura de protestos crescentes devido à exclusão de candidatos da oposição das eleições locais.

Num vídeo publicado na sua conta no Instagram, o ativista alegou ter sido preso no momento em que se preparava para sair de casa e fazer uma caminhada, tendo sido levado para uma esquadra de polícia.

“As pessoas estão certas quando dizem que o desporto nem sempre é bom para a saúde”, disse Navalny. O seu porta-voz, Kira Iarmych, confirmou a prisão numa mensagem publicada no Twitter.

Na véspera, Navalny manteve um apelo à manifestação no sábado contra a exclusão de candidatos da oposição às eleições do Parlamento de Moscovo, decisão que provocou uma vaga de protestos ao reunir 20 mil manifestantes na capital russa.

O registo de muitos candidatos para esta eleição foi rejeitado na semana passada, oficialmente devido a irregularidades na coleta das assinaturas de apoio. Estes candidatos, incluindo vários aliados de Alexei Navalny, denunciam que foram vítimas de irregularidades fabricadas.

Segundo a lei, espera-se que candidatos independentes apresentem assinaturas de pelo menos 3% dos seus potenciais eleitores em cada um dos 45 distritos de Moscovo, entre 4.500 e 5.000 pessoas, para obter o direito de concorrer.

Privados de participarem nas eleições mais importantes, como a eleição presidencial, a oposição mobilizou-se fortemente para essas eleições em Moscovo, na esperança de obter uma voz na gestão do enorme orçamento da capital russa. Os candidatos da oposição também viram os seus pedidos serem rejeitados em outras cidades grandes como São Petersburgo.

Navalny tornou-se a principal figura da oposição russa após grandes manifestações que tiveram lugar em 2011 e 2012, marcadas por uma retórica anticorrupção.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …

MP "não nos ligava patavina. Zero", disse major Vasco Brazão

O major Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), disse esta terça-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de Santarém que o Ministério Público (MP) não "ligava patavina" à investigação e às diligências sobre …

Especialista alerta que uso de máscara aumentou doenças da voz

A otorrinolaringologista Clara Capucho alertou que o uso de máscaras imposto pela pandemia da covid-19 aumentou o número de patologias da voz, sobretudo nos aparelhos vocais dos portugueses. O alerta da coordenadora da Unidade de Voz …

Tóquio2020. Missão portuguesa deve ser vacinada para diminuir "insegurança" dos atletas

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, deseja que a Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio2020 seja vacinada, quanto antes, considerando que a demora cria "insegurança" entre os atletas e restante …

Rússia proíbe oficialmente casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Rússia proibiu oficialmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, numa emenda constitucional ratificada esta segunda-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin. Segundo avançou esta terça-feira a NBC, o deputado Pyotr Tolstoy, opositor ao casamento homossexual, …