Oposição resiste a pedido de eleições antecipadas de Boris Johnson

Andy Rain / EPA

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn

Muitos dos partidos da oposição concordam com eleições, mas não no dia escolhido por Boris Johnson (12 de dezembro), que agora precisa de pelo menos dois terços dos parlamentares para fazer avançar o escrutínio.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou, esta quinta-feira, que vai marcar eleições para o dia 12 de dezembro. A proposta será apresentada na Câmara dos Comuns, na próxima semana, mas precisa do apoio de pelo menos dois terços dos parlamentares.

Esta será uma realidade difícil de alcançar, já que o Partido Trabalhista tem recusado essa ideia, temendo que não se chegue a um acordo para a saída da União Europeia.

“Tire de cima da mesa a saída sem acordo e apoiaremos absolutamente as eleições. Ando a pedir eleições desde as últimas, porque este país precisa delas para tratar de todas as injustiças sociais, mas a saída sem acordo tem de estar fora da mesma”, afirmou ontem Jeremy Corbyn, citado pelo Expresso.

O líder trabalhista não esclareceu, contudo, se um adiamento do Brexit até 31 de janeiro, como pediu o primeiro-ministro britânico à União Europeia, chegaria. “A saída sem acordo é uma ameaça que Boris Johnson tem usado e na verdade está prevista na legislação que apresentou ao Parlamento, a legislação que suspendeu”, disse ainda.

A UE deve anunciar, esta sexta-feira, a sua resposta ao pedido de adiamento. À partida, segundo as previsões, os líderes europeus deverão aprovar a decisão.

De acordo com o semanário, o resto da oposição também não está inclinada em concordar com Boris. Na opinião de Jo Swinson, dos Liberais Democratas, o primeiro-ministro está “a tentar distrair o país do fracasso do seu Governo” e a “exigir que o Parlamento lhe dê tempo para passar a sua proposta de lei à pressa sem o devido escrutínio”.

O Partido Nacional Escocês também já fez saber que quer novas eleições, mas não a 12 de dezembro. “As eleições devem ser exercícios para os votantes decidirem e não estratagemas para charlatães se safarem”, afirmou Nicola Sturgeon, líder do partido e primeira-ministra da Escócia.

Os deputados britânicos rejeitaram, na terça-feira, com 322 votos contra e 308 votos a favor, o calendário proposto pelo Governo, que previa uma aprovação da lei de aplicação do acordo até quinta-feira, um prazo classificado como demasiado curto para debater um texto de 110 páginas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …