ONU pede 550 milhões de dólares para ajuda de emergência ao Afeganistão

Sgt. Ken Scar (U.S. Armed Forces) / wikimedia

Meninas numa escola no Afeganistão

Meninas numa escola no Afeganistão

As Nações Unidas reclamaram este sábado 550 milhões de dólares de assistência internacional para responder às necessidades mais urgentes de um terço da população afegã em situação de emergência.

Em 2017, 9,3 milhões de pessoas vão precisar de assistência, “um aumento de 13% num ano, devido ao número sem precedentes de civis deslocados” pelos combates e violência, bem como de refugiados afegãos de regresso do Paquistão e do Irão, num país instável e assolado pela pobreza, explicou o Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA).

Segundo dados oficiais, mais de 623.000 afegãos foram expulsos das suas casas em 2016 ou “forçados a abandonar tudo o que tinham” para procurar refúgio noutra parte do país, insistiu Mark Bowden, coordenador humanitário da ONU, “o número mais elevado jamais registado” e uma subida de 30% num ano.

Simultaneamente, mais de 600.000 refugiados afegãos no Paquistão e no Irão reentraram no país. Para 2017, a organização espera 450.000 novos deslocados devido à insegurança ou a desastres naturais, e um milhão de retornos de países vizinhos.

Além das necessidades imediatas, o plano de resposta humanitária elaborado pela ONU reconhece a “pobreza extrema” com que são confrontados vários afegãos, “que deverá agravar-se em 2017”, dada a falta de empregos e oportunidades no país.

Segundo as embaixadas ocidentais em Cabul, mais de 70% do Orçamento do Estado afegão é assegurado pela comunidade internacional.

Nestas condições, a assistência humanitária – alimentação, medicamentos e água potável – é “uma questão de sobrevivência”, frisa a organização, que estima que 1,6 milhões de afegãos sofram de má nutrição e um milhão de crianças de má nutrição severa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …